O Brasil é um dos quatro países que mostram maior potencial para desenvolvimento e liderança de uma indústria verde, ao lado de China, Estados Unidos e Rússia.
Um novo relatório produzido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, destaca que a abundância de recursos renováveis, reservas de minerais críticos e a base industrial existente podem colocar o país entre os líderes da transição energética do século 21.
O estudo foi conduzido pelo Net Zero Industrial Policy Lab (NZIPL) e avalia o panorama tecnológico e político do Brasil em sete setores críticos para a economia verde global projetada para 2050, destacando vantagens competitivas, áreas para desenvolvimento e a necessidade de políticas públicas direcionadas e baseadas em dados. São eles: minerais críticos, baterias, veículos elétricos híbridos com biocombustíveis, combustíveis sustentáveis para aviação, produção de equipamentos para energia eólica, aço com baixo carbono e fertilizantes verdes.
Segundo o estudo, embora o Brasil tenha a base necessária para emergir como superpotência verde e tenha avançado com medidas recentemente implementadas, são necessárias políticas públicas mais focadas e estratégias específicas para setores para desbloquear o potencial total do país.
As descobertas do estudo chegam em um momento que o Brasil se prepara para sediar a 30ª Conferência de Clima das Nações Unidas, a COP30, em 2025. O estudo ecoa os temas de financiamento climático e políticas industriais verdes discutidos na COP29, de 2024, e na recente cúpula do G20, no Rio de Janeiro, posicionando o Brasil como um líder potencial na abordagem dos desafios climáticos globais.
AGRONEWS é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.