No ano passado o Brasil elevou consideravelmente o plantel de postura comercial e passou de um plantel de 91,2 para 105 milhões de poedeiras, equivalendo a 15% de crescimento no ano. Em relação ao recorde anterior, atingido em 2014, o aumento é de 11,7%
Reina, absoluto, como o maior plantel da América do Sul. De toda forma, representa apenas 66% do plantel mexicano, o maior da América Latina. Mas, enquanto o México tem um consumo de mais de 370 ovos por habitante e, mesmo assim, reduziu em 2% seu plantel produtivo, o consumo de ovos no Brasil não chega a 200 unidades.
Argentina, Colômbia e Peru integram a lista dos cinco maiores plantéis da América Latina. No conjunto, esses cinco países detêm 81% do plantel existente na região.
Em relação à avicultura brasileira, nos últimos anos tem havido um trabalho incansável através de suas associações e representantes para alavancar o consumo de ovos no País. Assim, a cada ano, existe a expectativa de crescimento no consumo per capita.
Entretanto, o cenário brasileiro não condiz com tão grande aumento anual no plantel produtivo: a crise interna, o forte desemprego que assola o País por alguns anos e o crescimento vegetativo da população pouco acima de meio por cento, já indicam dificuldades em todos os setores da economia e, na avicultura de postura comercial, não é diferente.
As dificuldades presentes no mercado de ovos no decorrer destes quase sete primeiros meses de 2018 e um preço 17% abaixo do recebido no mesmo período do ano passado demonstram que o setor de postura comercial ‘errou o caminho’ e precisa refazer a rota para voltar na direção correta.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.