Brasil causa mal-estar com a Argentina após conceder cota de trigo para EUA

A decisão do Brasil de conceder uma cota de 750.000 toneladas de trigo aos Estados Unidos sem tarifas não caiu bem para o governo Argentino, que buscará uma solução no Mercosul.

Em 2017, os moinhos industriais do Brasil queriam abrir uma cota de 750 mil toneladas extras no Mercosul. Na época, o governo Argentino evitou isso depois de uma negociação diplomática com o ex-ministro da Agricultura brasileiro, Blairo Maggi. Marisa Bircher, ex-secretária de Mercados Agroindustriais e atual Secretária de Comércio Exterior, viajou na época sob a orientação do ex-ministro do Agronegócio Ricardo Buryaile para negociar uma saída.

Ontem, depois de relatos que circularam nos últimos dias na imprensa brasileira, o presidente Jair Bolsonaro ofereceu ao seu homólogo dos Estados Unidos que a tonelagem é uma cota anual sem tarifas. Vale lembrar que o trigo extra do Mercosul deve pagar uma tarifa de 10%, o que dá proteção à Argentina, principal fornecedor de trigo do Brasil.

Em janeiro passado, Bolsonaro e Macri, em sua primeira reunião, falaram, entre outras questões, sobre o ajuste de tarifas, especialmente em serviços, mas não havia definições para o trigo.

Cada vez que o Brasil sugeriu a possibilidade de comprar trigo fora do Mercosul, Argentina opôs“, disse Luis Miguel Etchevehere, Gabinete do Secretário de Governo Agribusiness.

Segundo o responsável, “diante do fato consumado vamos avaliar as ferramentas especializadas que o Mercosul tem para analisar o caminho que devemos seguir“.

Nesse contexto, segundo as palavras de Etchevehere, a Argentina apontará uma solução para a cota norte-americana. no âmbito do Mercosul.

Recentemente, o Brasil impediu a entrada de peras e maçãs Argentinas após detectar a presença da praga Carpocapsa, que afeta a qualidade da fruta. Após uma negociação entre a Agroindustria e a Senasa com as autoridades sanitárias brasileiras, o país vizinho elevou a medida em uma semana.

O que surpreende é a decisão do Brasil de conceder uma cota de trigo aos Estados Unidos. é que isso não está ligado a nenhum problema de abastecimento por parte da Argentina, como aconteceu em outras ocasiões em que o governo anterior limitou as exportações. Estritamente falando, parece uma questão política. Em troca do trigo, os Estados Unidos enviarão uma missão sanitária ao Brasil que fará inspeções para que o Brasil retome suas exportações de carne, suspensas desde 2017 após o caso de carne adulterada no país vizinho.

No ano passado, o Brasil aumentou suas importações de trigo em 16,9% para 7,04 milhões de toneladas. A Argentina colocou cerca de 5,94 milhões de toneladas e cobriu 84,4% das compras brasileiras. O segundo e terceiro lugares foram ocupados pelo Paraguai e pelos EUA, cujos embarques totalizaram 339.844 toneladas (4,8%) e 273.631 toneladas (3,9%), respectivamente.

Segundo um relatório de Zeni, as exportações de trigo dos EUA para o Brasil caiu “notavelmente nos últimos tempos”. Do pico de vendas de 3,48 milhões de toneladas em 2013, quando a Argentina se limitou à exportação, o volume foi para 1,23 milhão em 2016 e 340.088 toneladas em 2017. Enquanto isso, foram 273.631 toneladas em 2018.

Traduzido por AGRONEWS BRASIL, com informações de La Nacion.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

8 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

12 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

17 horas ago