Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®
O Border Collie possuí muita energia e está sempre em alerta para praticar alguma atividade, conquistando cada vez mais o gosto dos fazendeiros que necessitam de um cão de trabalho.
O processo de seleção do Border Collie originou um cachorro ágil, de temperamento controlado e com um nível alto de inteligência, aprendendo comandos com muita facilidade, além de dócil e carinhoso.
O Border Collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes e leais que existem. Este cão de médio porte possuí muita energia e estando sempre alerta para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez mais os fazendeiros de todo o mundo que buscam um cão de trabalho.
Esta raça é excelente para ser escolhido como cachorro de fazenda, é um cão de bom temperamento, se adaptando bem em locais de clima temperado.
A personalidade do Border Collie é única e admirável. É um cachorro alegre, brincalhão e muito, muito, muito ativo! Inteligentes e obedientes, são fiéis aos tutores ao mesmo tempo em que são independentes. Estão sempre em alerta, são cachorros que pastoreiam instintivamente, sem necessidade de adestramento.
O Border Collie é de temperamento tenaz, trabalha pesado e com grande sociabilidade. Perspicaz, alerta, receptivo e inteligente. De acordo com a CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia, esta alegre raça jamais terá um temperamento nervoso ou agressivo.
O Border Collie já nasceu com “espírito de liderança”, eles dão um show à parte nas atividades de pastoreio, ajudando a tornar mais fácil e organizada a rotina da fazenda por se adaptar muito bem às rotinas de trabalho.
São conhecidos pela postura alerta e ativa, demonstrando interesse nas coisas ao seu redor. Também é bastante receptivo e afetuoso quando ele já tem um relacionamento próximo com a pessoa, mas pode ser mais reservado com estranhos. Não é à toa que muitos admiradores da raça brinquem ao dizer que o Border Collie pode ser mais inteligente que o próprio dono. Sua fixação pelos estímulos físicos e mentais é tão forte que ele pode criar as próprias brincadeiras!
Cães pastores fazem parte da história do planeta e ao longo de centenas de anos a criação desses cachorros tinha como objetivo principal desenvolver uma raça que exercesse esta função da forma mais eficiente possível. Existem registros datados do século XVI que já evidenciam a existência de cães da raça Border Collie (que ainda não tinham esse nome). Eles eram perfeitos para o pastoreio nas regiões montanhosas da Grã-Bretanha se movimentando facilmente por mais de 50 quilômetros em um terreno irregular e até mesmo no frio durante um só dia. Além disso, esses cães se destacavam por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho.
O olhar do Border Collie também se destacava, uma vez que muitos donos de rebanho dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada. Em 1925, o nome Border Collie foi oficialmente registrado, fazendo referência à sua origem entre as fronteiras Inglesas e escocesas. Já o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu mais recentemente, em 1995. Assim, é muito comum que ele seja escolhido como cão de pastoreio!!
Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista! Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições.
São muito focados e atentos e, assim como utilizavam (e ainda utilizam) essa característica na função de pastoreio, toda essa concentração também se mostrou impressionante em competições caninas como o Agility, por exemplo. São tão inteligentes e competentes que as competições de Agility possuem uma categoria só para cães da raça Border Collie, já que chega a ser injusto comparar cães dessa raça com as demais.
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.