Bolsonaro diz que comércio com China poderá ser ampliado

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que o comércio com a China poderá até ser ampliado e que, após conversa com o embaixador chinês, ficou claro que o país asiático não quer deixar de fazer negócios com o Brasil

 

“Conversa foi muito boa, protocolar num primeiro momento e depois aprofundamos em algumas coisas. Está na cara que a China não quer deixar de fazer comércio conosco e nem nós para com eles”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Bandeirantes ao comentar o encontro que teve mais cedo com o embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang.

“Não teremos nenhum problema, muito pelo contrário, pode ter certeza que o nosso comércio pode ser até ampliado”, afirmou o presidente eleito.

Após investimentos bilionários no Brasil nos últimos anos, empresários chineses estão aguardando sinalizações de Bolsonaro para definir movimentos de investimentos, disse a Câmara Brasil-China à Reuters nesta segunda-feira.

Ao longo da campanha, Bolsonaro demonstrou em diversos momentos que considera que a China quer dominar e controlar importantes setores da economia do Brasil.

“Eu vejo com muita preocupação a possibilidade do Brasil vender terras agricultáveis (para outros países) porque eles vão matar o nosso agronegócio, seja a China, seja o país que for”, disse o presidente eleito nesta segunda-feira.

“Todos os países podem comprar no Brasil, agora comprar o Brasil não. Aí é outra história”, afirmou o presidente eleito.

DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Bolsonaro voltou a se posicionar de forma contrária à demarcação de terras indígenas, uma de suas bandeiras de campanha, e afirmou que indígenas precisam ter o direito de escolher o que fazer com as suas terras, inclusive vendê-la.

“No que depender de mim, não temos mais demarcação de terras indígenas no Brasil. Afinal de contas, temos uma área maior do que a região Sudeste demarcada como terra indígena”, disse o presidente eleito.

“Ele (indígena) quando tem contato com a civilização, ele vai se amoldando àquela nova maneira de viver, que é bem diferente e melhor do que a dele.”

“O índio não pode continuar sendo preso dentro de uma área demarcada como se fosse um animal dentro de um zoológico. O que se pretende fazer? Que o índio tenha liberdade, se quiser vender parte de sua terra, venda, se quiser explorar alguma coisa lá, que explore e ponto final”, disse.

Por Laís Martins

Fonte: Reuters

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

2 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

2 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

2 dias ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

3 dias ago