Boletim da Conab revela mais de R$ 36 bilhões no comércio de frutas e hortaliças no país

O mercado atacadista movimentou cerca de 16,8 milhões de toneladas de frutas e hortaliças, injetando mais de R$ 36 bilhões na economia brasileira.

Os dados referem-se à comercialização registrada dos produtos em 2018 nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país e foram apresentados pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Júnior, durante a eleição da Diretoria Executiva do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), nesta terça-feira (19), em Brasília.

Apesar do volume de hortifrutigranjeiros comercializados dentro do país ser estável, as receitas registraram aumento. De acordo com o balanço, esse desempenho foi influenciado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio do ano passado. A paralisação inviabilizou o transporte das regiões produtoras para os mercados de abastecimento, interrompendo as atividades nas centrais por cerca de 15 dias.

“Os números de comercialização destacam a importância que as centrais têm no papel da segurança alimentar, pois fazem milhões de toneladas de produtos chegar à mesa dos brasileiros”, destaca Newton Júnior. “Nesse sentido, a parceria entre a Conab e as Ceasas, principalmente com relação as informações estratégicas prospectadas, reforçam as linhas de atuação das políticas públicas para garantir uma alimentação saudável”.

Nova sede – Pela manhã, durante o evento, foi ainda celebrada a inauguração da sede da Abracen na capital federal. Na ocasião, a Associação formalizou convite à Companhia para integrar também como membro da instituição. Segundo o presidente da Conab, essa ação seria muito positiva no fortalecimento da parceria entre as duas entidades. “É um ano de definição do Plano Plurianual, período para carimbar a questão do abastecimento, da segurança alimentar e das estratégias que vão nortear os investimentos do governo federal nos próximos quatro anos. Precisamos identificar linhas de ações, coordenadas com a atuação das Ceasas”, reforça Newton.

Durante a solenidade, os gestores da Abracen e Conab discutiram também a possibilidade de realizar, no segundo semestre deste ano, um evento voltado para a troca de experiências qualificadas no setor e para orientar quanto às melhores práticas de comercialização dos hortifrutigranjeiros.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

3 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

7 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

8 horas ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Jaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileira

Quando falamos de frutas tropicais, logo pensamos em banana, manga ou abacaxi. Mas há uma…

1 dia ago