Bicho geográfico – O que é, causas, sintomas e tratamento

Provavelmente você conhece, ou até mesmo já teve, o bicho geográfico. Também conhecido como larva migrans cutânea, ela é causada pelas larvas de parasitas que vivem no intestino de animais como cães e gatos. Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum são os principais parasitas.

Primeiramente você precisa saber que os ovos, desenvolvidos nas larvas, são encontrados nas fezes dos cachorros e dos gatos. Se entram em contato com a pele, locomovem-se pelas camadas mais superficiais. Consequentemente, formam-se desenhos sobre a pele avermelhadas.

Primeiramente, como já foi dito, o problema é causada por larvas de vermes. Elas são encontradas no intestino de cachorros e gatos. Quando o animal evacua, os ovos são liberados. Quando entra em contato com o solo quente as larvas se desenvolvem por lá. Consequentemente, quando entram em contato com a pele, penetram nela, causando a doença.

O primeiro ciclo do bicho geográfico é no animal. Eles são os hospedeiros do parasita, que penetra em seus organismo também por meio da pele. Em certo momento o parasita acaba sendo deglutido e seus ovos são eliminados nas fezes dos animais, depositadas muitas vezes em lugares arenosos.

Quando alguém entra em contato direto com o local contaminado, o verme penetra na pele da pessoa. Os locais mais afetados do corpo são as plantas dos pés, glúteos ou braços as regiões de maior facilidade para a contaminação. Após contaminar um ser humano, o parasita costuma demorar cerca de uma semana para se manifestar na pele.

As áreas de risco são regiões tropicais e com circulação de fezes de animais. Consequentemente, é importante não andar descalço nestes tipos de local.  Além disso, a doença pode afetar adultos e crianças, apesar de ser mais comum nas crianças, que adquirem a infestação em areia de praia, construção, parques ou jardins.

Para prevenir é necessário também cuidar da saúde do seu animal, sempre com acompanhamento veterinário. Além disso, evite levar cães e outros animais à praia e recolha as fezes dos animais e dar-lhes um destino adequado.

Certamente o sintoma mais conhecido do bicho geográfico são as marcas vermelhas na pele, sinalizando o caminho da larva. Elas são finas, semelhantes a linhas de um mapa, originando o nome da doença. Essas marcas vão de dois a cinco centímetros. Além disso, elas coçam e formam bolhas.

Também como já foi dito, os lugares mais comuns são pés e pernas. Apesar disso, também pode ocorrer nos antebraços e tronco. Coxas e glúteos também são uma possibilidade. Apesar de comumente o bicho geográfico ficar encubado entre dois a cinco dias na pele, mas existem casos em que ela fica incubada por até um mês.

O tratamento é realizado com medicamentos de efeito antiparasitários. Normalmente, a infecção desaparece sozinha em algumas semanas ou meses. O tratamento é para aliviar a coceira e reduzir o risco de infecção bacteriana resultante do ato de coçar. Um preparado de tiabendazol em líquido ou creme, aplicado sobre a área afetada, trata a infecção de maneira eficaz.

Sem tratamento, o bicho geográfico dura quatro semanas e acaba morrendo. No entanto, o incômodo da coceira pode ser muito grande se a doença não for tratada.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 coisas vivas encontradas em humanos que vão revirar o estômago

Fonte: Minha Vida

Imagens: Correio Lageano Drauzio MD Saúde MD Saúde 2 Dicas Caseiras

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

7 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

11 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

12 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

12 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

15 horas ago