BeefExpo 2017: Cadeia da carne bovina enfrenta bem os desafios e segue em crescimento

A oscilação dos preços da arroba do boi gordo nas últimas semanas não tira o ânimo dos empresários da cadeia de carne bovina do Brasil.

 

Os investimentos em genética, sanidade, bem-estar animal, nutrição, rastreabilidade, pastagens, maquinário e gestão seguem em bom ritmo. “A cautela existe, mas o Brasil é um gigante e a pecuária é uma atividade muito importante para o país, inclusive em produção de alimentos para atender à demanda interna e exportação”, explica Flavia Roppa, diretora da BeefExpo 2017, o maior evento indoor da cadeia da carne bovina da América Latina, realizada entre 6 e 8 de junho, em São Paulo.

Além de discussões para a cadeia da produção pecuária, a BeefExpo 2017 teve programação repleta de palestras e workshops sobre os mais importantes temas para a atividade, exposição comercial com mais de 50 empresas dos vários segmentos da atividade, entrega do prêmio de Personalidades da Pecuária e uma completa agenda para os apaixonados por carnes, com workshop de mestres churrasqueiros e o BBQ Secrets Festival, que teve desafio de churrasqueiros.

“A BeefExpo 2017 atingiu nossos objetivos. Nesse momento especial da economia brasileira, o evento teve como foco o fomento e o debate sobre a carne brasileira, uma atividade extremamente forte e diversificada. Não podemos esquecer que o agronegócio brasileiro é um dos principais pilares de sustentação da balança comercial brasileira e a pecuária de corte representa 30% desse setor”, destaca Flavia Roppa.

Os visitantes da BeefExpo 2017 tiveram à disposição a apresentação comercial de dezenas de empresas da cadeia da carne, incluindo saúde animal, nutrição animal, equipamentos, produtos, serviços, entidades de classe, programas de melhoramento genético, empresas de genética e outros segmentos. “Nossa principal negócio são balanças e troncos. E temos como estratégia estar presente nos mais importantes eventos da pecuária. Estar na BeefExpo 2017 foi reforçar o nosso apoio à cadeia produtiva”, diz Paulo Dancieri Filho, diretor-superintendente da Coimma Balanças.

Uma completa e diversificada programação de workshops também atraiu a atenção dos visitantes. Em quatro auditórios, especialistas discutirem os temas mais importantes da cadeia da pecuária, incluindo gestão, inovação e mercado. A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) aproveitou a BeefExpo 2017 para apresentar em primeira mão os resultados da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA aos pecuaristas e profissionais da cadeia da carne. “O campo é forte e passa por um momento especial de transformação, com maior presença dos jovens nas propriedades rurais e inclusão consolidada das mulheres na gestão das fazendas”, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisa da ABMRA.

Boehringer Ingelheim, DSM Tortuga e Dow coordenaram a agenda do auditório +@/ha/ano, com palestras para destacar a importância da produção de mais arroba por hectare/ano, e as estratégias dos pecuaristas para aumentar a produtividade alinhada com bem-estar animal e sustentabilidade. Nomes como Antonio Chaker, consultor e coordenador da Inttegra, Ivan Wedekin, consultor e comentarista dos programas “Mercado & Companhia” e “Rural Notícias” do Canal Rural, discorreram sobre temas como: Regras das fazendas campeãs de resultado, liderança e gestão, mercado e preços da arroba. Paulo Colla, gerente de trade e demanda da BI Saúde Animal, destacou a importância na aplicação adequada das vacinas bovinas.

Importantes personalidades da pecuária foram premiados pelos serviços prestados em prol da atividade. Rubens Catenacci, o “rei” do bezerro precoce, e Valdomiro Poliselli Jr., das carnes VPJ, estavam entre os homenageados. “Trabalhamos em prol do fortalecimento da cadeia da carne bovina. Essa premiação é muito importante para valorizar exemplos de sucesso em uma atividade tão essencial para a economia brasileira”, diz Poliselli Jr.

Sob a batuta do especialista Roberto Barcellos, o 1º Salão Brasileiro das Carnes teve palestras sobre técnicas de produção de carne de qualidade e workshop com mestres do churrasco. “Os pecuaristas produzem o que querem, mas isso não é o que o consumidor deseja. Só com informação e gestão a cadeia caminhará para a perfeita integração entre produção e consumo”, explica Barcellos.

 O ponto alto da carne bovina foi o BBQ Secrets Festival, que reuniu cerca de 300 apaixonados por carne para acompanhar competição gastronômica e degustar cortes preparados por oito renomados churrasqueiros. “Precisamos evoluir muito na produção de carne bovina de qualidade. Mas caminhamos bem nessa direção, a partir da melhoria da genética de um lado e, especialmente, pelo aumento da demanda pelos consumidores, que impulsiona o setor produtivo”, esclarece Luciano Pascon, CEO do Frigorífico Frigol.

Agronews

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

8 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

12 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

17 horas ago