Avanços na suinocultura são lembrados no Dia do Suinocultor

Está aberta consulta pública para edição pelo Ministério da Agricultura de Instrução Normativa que visa proporcionar segurança jurídica aos produtores

 

As quatro maiores empresas voltadas para a criação de suínos do Brasil, que representam 60% do rebanho nacional, estão comprometidas com a adoção de sistemas de gestação coletiva para suas matrizes até 2026, de acordo com informações do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No Mapa, o objetivo de estabelecer as boas práticas de manejo nas granjas de suínos de criação comercial foi definido na Portaria 195, publicada no último dia 10, que determinou a abertura de consulta pública para obter sugestões de aprimoramento das normas vigentes. De acordo com a portaria, a finalidade é orientar o uso racional da fauna para um sistema de produção sustentável, preservando a saúde e bem-estar. A consulta pública foi aberta pelo prazo de noventa dias, devendo contribuir para a edição de instrução normativa do ministério.

A normatização visa garantir segurança jurídica aos produtores e o alinhamento da suinocultura às demandas dos mercados. Todas as diretrizes têm como objetivo a melhoria do gerenciamento das granjas. A proposta de IN prevê prazo de até 20 anos para a alteração do sistema de gaiolas de gestação para a gestação coletiva das matrizes.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai publicar nova diretriz sobre bem-estar para produção de suínos, aprovado em maio deste ano na Assembleia Geral de Delegados.

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de suínos do mundo. A suinocultura emprega 126 mil pessoas de forma direta e 923 mil de forma indireta, gera R$ 17,6 bilhões em impostos, sendo que a cadeia produtiva como um todo movimenta quase R$ 150 bilhões por ano.

Cooperação
O Mapa e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) formalizaram parceria de cooperação técnica em 2014 para promover a sustentabilidade da cadeia produtiva, e em conjunto com a Embrapa Suínos e Aves, foram realizados eventos nos principais encontros técnicos da cadeia produtiva. Foram capacitados mais de 9 mil produtores, agroindústrias e cooperativas em todo o Brasil e publicados materiais orientativos, disponibilizados gratuitamente nos treinamentos, e por meio da página eletrônica do Ministério.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Baixa liquidez pressiona os preços do milho, confira!
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Baixa liquidez pressiona os preços do milho, confira!

Negociações seguem pontuais enquanto produtores priorizam campo, veja mais informações a seguir O mercado do…

48 minutos ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo de 31 de março à 07 de abril

Veja a seguir a previsão do tempo para este início de mês, de acordo com…

1 hora ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

3 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

3 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

3 dias ago