Atendimento presencial deve ser oferecido aos consumidores, determina Banco Central

Resolução do Banco Central do Brasil que disciplina o atendimento foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (02)

Os bancos não podem deixar de oferecer atendimento presencial ao cliente, mesmo existindo outros tipos de canais de atendimento. Isso é o que determina a Resolução nº 4.746, do Banco Central do Brasil, publicada nesta segunda-feira (02.09) no Diário Oficial da União (DOU). 

Conforme a resolução, é vedado às instituições “impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.

Para a secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona, a publicação da norma é uma força a mais para o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelos órgãos de defesa do consumidor em todo o país. “O Procon já atuava junto aos bancos para garantir o atendimento presencial aos clientes e com a resolução nosso trabalho é fortalecido”.

A medida não se aplica aos serviços de arrecadação ou de cobrança quando: não houver contrato ou convênio para a sua prestação celebrado entre a instituição financeira e o ente beneficiário; ou quando o respectivo contrato ou convênio celebrado não contemple o recebimento em guichê de caixa das dependências da instituição. 

A norma exclui ainda: o recebimento de boletos de pagamento emitidos fora do padrão, das especificações ou dos requisitos vigentes para o instrumento;  o recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque; e as instituições que não possuem dependências ou dependências de instituições sem guichês de caixa. 

Entre as exceções também estão os postos de atendimento instalados em recinto de órgão ou de entidade da Administração Pública ou de empresa privada com guichês de caixa, nos quais sejam prestados serviços do exclusivo interesse do respectivo órgão ou entidade e de seus servidores ou da respectiva empresa e de seus empregados e administradores. 

Leia também no Portal PROCON-MT

Por Caroline Lanhi/ Procon-MT

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago