<
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia, calculado para 2022, está estimado em quase 22 bilhões de reais, resultado 7,1% maior do que o obtido em 2021. Os produtos agrícolas de melhor desempenho em 2022, quando comparados entre eles com 2021, são: o café, a soja e o algodão, (grãos) enquanto o arroz apresenta resultado desfavorável, com redução de 26,1% do VBP.
No tocante à pecuária, tanto o leite quanto bovinos têm sua estimativa reduzida em relação a 2021, com decréscimo de 8,3% para o leite e 7,9% para bovinos.
Exportações
As exportações de carne bovina e soja entre janeiro e agosto de 2022 geraram receitas de US$ 599,5 milhões e US$ 983,3 milhões, respectivamente. Tanto o valor monetário quanto o volume de carne e soja exportadas nos oito primeiros meses de 2022 foram superiores aos números obtidos no mesmo período de 2021.
Entretanto, a variação em dólar superou a de volume, sendo que, no caso da carne, as vendas em 2022, em dólar, foram 18,8% superiores ao mesmo período de 2021, enquanto em volume o acréscimo foi de 2,5%. Já a soja (grãos) foi comercializada em 2022 por valores 53,8% maiores do que no ano anterior, no período considerado, enquanto o volume aumentou 9,4%.
Por Priscila Viudes/ Embrapa Rondônia
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>