Aprosoja MT resgata a história do pixé e a importância do milho nos 306 anos de Cuiabá

Aprosoja MT resgata a história do pixé e a importância do milho nos 306 anos de Cuiabá

A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) celebra, nesta terça-feira (08.04), os 306 anos de Cuiabá, capital mato-grossense. Para homenagear a cidade, a entidade destaca a importância das tradições locais e recorda uma das primeiras sobremesas típicas da região, o Pixé, conhecido também como paçoca cuiabana. A iniciativa da Aprosoja MT reforça a valorização da identidade local e a conexão entre a agricultura e a gastronomia tradicional com essa iguaria que é feita com milho.

A santo-antoniense de coração, Maria Aparecida de Jesus Rodrigues, conta que há mais de 30 anos veio morar em Cuiabá e aprendeu com sua sogra a arte de produzir o pixé, também conhecido como “paçoca cuiabana”, preparada com milho torrado, açúcar e canela, sendo apreciado por gerações.

“O biché é feito do milho de pipoca com açúcar e canela. Primeiro você seleciona, lava, torra ele no fogo baixo para depois você moer e aí agregar os outros ingredientes que são açúcar, canela e uma pitadinha de sal. Esses são os produtos que vão junto com o milho torrado e moído”.

Maria Aparecida de Jesus Rodrigues

Além do processo produtivo, Maria Aparecida também conta que por muitos anos ela utilizou o pixé como fonte de renda para sua família. E, na história cuiabana, ele surgiu da necessidade dos viajantes de levarem alimentos naturais e perecíveis em longas viagens.

“Os viajantes percorriam longas distâncias. Não tinha uma refeição no horário certo. Então eles levavam o pixé como uma tola. O pixé era um dos alimentos que eles carregavam para comer com uma bananinha ou com outras frutas. Porque é um produto forte, natural e não é perecível. O pixé dura meses com o mesmo sabor, textura e qualidade quando bem guardado”, relembra.

Para o vice-presidente Leste e produtor rural, Lauri Jantsch, o milho é de extrema importância tanto para os seres humanos, quanto para os animais. Isso porque, pode ser encontrado em diversos alimentos e consumido diariamente.

“O milho pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos para ser usado no dia dia e também como fator secundário, como na alimentação de bovinos, suínos e aves. Também é uma excelente opção para nós trazer uma energia renovável. Além de ser encontrado em alternativas renováveis nos setores industrial, alimentício e cosméticos”.

Lauri Jantsch – Produtor Rural

O cantor e apresentador, Pescuma Morais, destaca que a culinária cuiabana carrega fortes influências das culturas africana e indígena, o que a torna rica em sabores e tradições, como é o caso do pixé — uma guloseima antiga e deliciosa.

“O pixé, essa iguaria cuiabana, estava esquecida. A letra da música nada mais é do que uma receita. Foi ela que ajudou a resgatar esse doce feito com milho, um ingrediente típico da nossa terra. Mato Grosso é um dos maiores produtores de milho do país”.

Pescuma – Cantor e Apresentador

Morando há 41 anos em Cuiabá, o artista expressa seu carinho pela cidade: “Considero Cuiabá uma mãe calorosa, que acolhe, abraça e cuida de seus filhos. Devemos valorizar nossa mãe Cuiabá, pois ela é um presente para todos nós que vivemos nesta terra abençoada. Parabéns, Cuiabá!”.

Já a vice-presidente sul e produtora Laura Nardes pontuou que a produção de milho em Mato Grosso é de extrema importância, uma vez que o Estado é o maior produtor de milho do Brasil. Além de destacar, também, que o milho é um produto complexo, pois pode ser consumido in natura e transformado em inúmeros produtos derivados, fomentando assim o comércio e a produção industrial.

“O milho tem uma importância fundamental na economia mato-grossense, uma vez que o Estado tornou-se o maior produtor de milho no Brasil. Isso significa que esse produto oferece inúmeras vantagens de produção, tanto na lavoura como nas indústrias, alavancando o mercado interno brasileiro e a exportação em grande escala”.

Laura Nardes – Produtora Rural

AGRONEWS É INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!

Os primeiros dados do IMEA apontam retardo no início da colheita do milho, veja mais…

8 horas ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Brasil recebe status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Não é todo dia que se escreve um novo capítulo na história da pecuária brasileira.…

10 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Pecuária em transformação: preço do boi em Mato Grosso supera São Paulo

Força do rebanho Mato-Grossense impulsiona mercado e reduz diferenças históricas com o principal polo comercial…

11 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: Neve nas Serras Gaúcha e Catarinense, confira!

Mínimas devem cair mais nesta sexta-feira (30) e haverá geada ampla na região de acordo…

12 horas ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Do curral à indústria – O caminho do leite no sertão nordestino

Uma imersão na cadeia do leite cearense que desmistifica e mostra um Brasil de excelência…

1 dia ago
  • Notícias

Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT

A nova Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo é um marco logístico que pode redefinir o…

2 dias ago