Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
17 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Pecuária de leite em Cuiabá

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

algodão

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

suíno

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
aprosoja
Mato GrossoNotícias

Aprosoja MT orienta sobre ratificação de registro de imóveis rurais em faixa de fronteira

Dany Balieiro
Por Dany Balieiro
Published: 31 de março de 2025
Compartilhar
COMPARTILHAR

Entidade lançou cartilha, promoveu live com especialista e reforça a importância da regularização de títulos até outubro de 2025

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem intensificado suas ações para orientar os produtores rurais sobre a necessidade de ratificação de registro de imóveis localizados na faixa de fronteira, área de até 150 km da divisa do Brasil com a Bolívia. Com o prazo final para ratificação dos títulos se encerrando em outubro de 2025, a entidade lançou cartilha explicativa, realizou live com especialista no tema e segue promovendo a conscientização em suas redes sociais, núcleos regionais e canal de atendimento direto ao produtor.

De acordo com o diretor administrativo da Aprosoja MT e coordenador da Comissão de Política Agrícola, Diego Bertuol, a mobilização tem como objetivo garantir que os produtores não sejam surpreendidos pela perda da titularidade de suas terras.

“A Aprosoja Mato Grosso usa os meios de comunicação e marketing da nossa entidade para que essa informação chegue ao produtor, para que aqueles que tenham esse problema conseguissem buscar mais informações sem sair da sua propriedade”.

Diego Bertuol – Diretor Adm. da Aprosoja MT

A live realizada pela Comissão teve a participação da Dra. Rosângela Poloni, registradora do Primeiro Ofício de Porto Esperidião e especialista em direito notarial e registral. Na ocasião, ela detalhou o passo a passo do processo de ratificação e alertou sobre os riscos de não cumprir os prazos e exigências legais.

“É muito importante que a gente conscientize os produtores no sentido de que eles saibam da necessidade da ratificação para terem regularidade documental. Os produtores, devem procurar os ofícios de registro de imóveis para obter as informações, receber orientações de quais são os documentos necessários, reunirem esses documentos, montarem o procedimento e obter a averbação da ratificação nos imóveis rurais”, destacou Rosângela que ainda enfatizou que a regularidade contribui para o desenvolvimento das regiões de fronteira.

Diego Bertuol reforça ainda que a Aprosoja MT está disponível para apoiar os associados com dúvidas. “Temos na Comissão de Política Agrícola uma equipe preparada, além do Canal do Produtor que atende por telefone. Nosso papel é orientar e garantir que o produtor tenha acesso às informações e ferramentas para não correr o risco de perder o que é seu por falta de regularização”, afirma.

A Comissão de Política Agrícola é uma das frentes mais estratégicas da entidade, conforme destaca o diretor. “A comissão atua na contribuição para elaboração de políticas públicas, e também na interlocução entre governo e entidades. Com nossos 32 núcleos regionais, conseguimos captar as demandas da base e levar para o debate técnico e político”, completa.

Apesar dos esforços da entidade, produtores relatam desafios para iniciar e concluir o processo de ratificação. Em Comodoro, município totalmente inserido na faixa de fronteira, o produtor Marco Sebben conta que a principal dificuldade são as informações sobre o processo.

“As dificuldades que a gente tem visto, é a falta de conhecimento, como o produtor não tem a informação, falta capacitação tanto jurídico, quanto pessoal de cartório. Vemos muita dificuldade pela falta de processo, a forma de ser feita ainda não é bem clara, mas já temos alguns escritórios jurídicos que estão conseguindo fazer e estão tendo bastante resultado”.

Marco Sebben – Produtor Rural

Marcos Sebben, também atua como delegado coordenador do Núcleo do Vale do Guaporé da Aprosoja MT e reforçou o trabalho que a entidade tem desenvolvido.

“Como delegado coordenador, por onde tenho passado, tenho conversado com produtores, dado importância a esse tema e divulgando, por se tratar de algo muito sério, algo que vai ser importantíssimo. E a Aprosoja MT tem feito esse trabalho de divulgação também, mas é essencial que os produtores que tiverem dúvidas, busquem se informar com a sua assessoria jurídica, com a parte administrativa, e busquem novas informações para não serem pegos de surpresa, para não ter risco de perder suas terras e terem maiores problemas”, disse o delegado.

Outro produtor da mesma região, Paulo Adriano, relata que conseguiu ratificar algumas matrículas de suas propriedades, mas reconhece que o processo não é simples

“Em todas as minhas propriedades nós tivemos que fazer a ratificação e esse é um assunto que nos preocupa há muito tempo, desde que a legislação entrou em vigo. Esse processo é um tanto quanto complexo, fomos obrigados a contratar uma assessoria jurídica, que é aqui do município, e contratamos também uma assessoria técnica para fazer o laudo. Não é um processo impossível de se cumprir as etapas, mas existe despesa e uma certa dificuldade também, porque você precisa envolver, além das assessorias, os dois cartórios, do cartório de 2° Ofício para que seja feito as atas notariais e o de 1° Oficio, para fazer a averbação da ratificação nas matrículas dos imóveis. Então todo esse processo é um processo que leva um tempo para ser feito”, explica.

Paulo afirma que, até o momento, não enfrentou dificuldades para obter crédito, mas acredita que isso deve mudar com o fim do prazo e alertou para que os produtores busquem a regularização. “A sugestão que a gente faz é para que os produtores, independente da prorrogação ou não do prazo dêem início imediatamente ao processo se informem a respeito, busquem profissionais que já estão familiarizados com o procedimento, para que, independente se o prazo seja prorrogado ou não, se faça essa ratificação e não coloque em risco o patrimônio, a história de famílias aí que estão há quatro, cinco, oito, dez, quinze gerações na posse desses imóveis de fronteira”, disse.

A Aprosoja MT reforça o alerta de que a ratificação dos títulos é obrigatória para propriedades com origem em alienações ou concessões feitas pelos estados, salvo exceções daquelas já ratificadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os imóveis com até 15 módulos fiscais seguem um processo mais simples. Já os que ultrapassam esse limite precisam apresentar georreferenciamento, comprovar função social e reunir diversos documentos técnicos e jurídicos. Imóveis com mais de 2.500 hectares, por sua vez, exigem aprovação do Congresso Nacional, que até o momento não tem nada estabelecido sobre a ratificação.

A entidade também protocolou nesta segunda-feira (31.03) um documento junto à Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA no Congresso Nacional, solicitando a prorrogação do prazo para ratificação, bem como a importância do Congresso Nacional definir procedimentos para imóveis acima de 2.500 ha. Clique aqui e acompanhe diariamente o agro.

Além de todo esse cenário, a entidade alerta que imóveis não ratificados poderão ser incorporados ao patrimônio da União, o que representa a perda do título e da segurança jurídica. Para evitar riscos, a Aprosoja MT recomenda que os produtores procurem o cartório de sua região e iniciem imediatamente o processo de regularização. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo Canal do Produtor: (65) 3027-8100.

ASSISTA A LIVE DA APROSOJA MT SOBRE O TEMA:

AGRONEWS É INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

TAGS:aprosojaimóveis ruraisimóvel ruralincraMato Grosso
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Pecuária de leite em Cuiabá
Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite
Dicas de Especialistas Notícias
algodão
Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
suíno
Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!
Mercado Financeiro Notícias
mercado da soja grãos
Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
leite
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Preço do leite em Mato Grosso segue trajetória de alta e se aproxima de picos históricos, confira!

milho
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Com retração expressiva, exportação de milho de Mato Grosso enfrenta novos desafios na safra 2023/24

Mato Grosso
Mato GrossoNotícias

Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso

safra de algodão mato grosso exportações
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Safra 2024/25 de algodão em Mato Grosso surpreende e projeta alta na produtividade mesmo com desafios climáticos

milho
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Safra de milho 2024/25 em Mato Grosso cresce com força e projeta produção recorde

Soja em Mato Grosso
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso registra safra de soja recorde com expansão de área, confira!

Mato Grosso seguro rural
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso consolida vice-liderança nacional na produção de etanol na safra 2024/25

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?