Durante os dias 12 a 14 de dezembro, a Aprosem e o Laboratório de Sementes LAB LEM formaram a primeira turma da região do Matopiba de Analistas sobre Técnicas Laboratoriais para Semente de Soja. Sob coordenação da Dra. Fátima Zorato, a qual atua na área há mais de 35 anos, o curso abordou conceitos e práticas de como identificar atributos indesejáveis nas sementes.
As sementes certificadas passam por diversos processos antes de chegar ao campo do agricultor. Em cada etapa são realizadas análises a fim de acompanhar o grau de qualidade e o vigor destas. E estas avaliações são realizadas por profissionais capacitados em técnicas laboratoriais, por isso a necessidade de qualificar o time que atua no segmento.
Dra. Fátima destaca que o treinamento propicia que o analista desenvolva segurança em suas avaliações, uma vez que os boletins emitidos são os elementos básicos para tomadas de decisões em cada lote de semente.
Continuando a agenda de qualificação profissional do setor de sementes, em fevereiro, a Aprosem promoverá o Seed Solution. Será um encontro técnico com discussões sobre problemas e soluções para produzir sementes de soja com alta qualidade, com a Dra. Fátima Zorato e o Dr. Francisco Villela da UFPEL.
Fonte: AgroLink
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.