Dados divulgados no Anuário Brasileiro da Piscicultura 2020 (link no final da matéria), produzido pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), indicam que a produção nacional avançou 4,9%, o que representa 758.006 toneladas. Com este resultado, o Brasil reforça a posição de 4º maior produtor de tilápia do mundo. A espécie, aliás, já representa 57% da produção nacional.
Segundo o Presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, os peixes nativos também mantiveram-se fortes, com uma fatia de 38% da produção nacional. “Indiscutivelmente, o resultado é positivo, porém poderia ter sido melhor. A grande oferta de tilápia no segundo semestre de 2018 e primeiro de 2019 fez com que o produtor reduzisse o povoamento levando à escassez do produto na segunda metade do ano passado“, avalia o Pres. da Peixe BR.
Outro destaque mencionado no Anuário da Piscicultura 2020, foi a ampliação da liderança do estado do Paraná frente a outros estados, sendo que a região Sul responde por 30,3% da produção nacional. O estado é o líder nacional de produção de tilápia, com 146.212 ton, seguido de São Paulo, com 64.900 ton, Santa Catarina, com 38.559 ton, Minas Gerais, com 36.350 ton e Pernambuco, com 25.421 ton. Este é ranking dos cinco maiores estados produtores de tilápia do Brasil, a surpresa nos resultados foi Pernambuco, que aparece na lista pela primeira vez.
Sobre o mercado, Medeiros comemora os avanços conquistados em toda cadeia produtiva. “Tivemos avanços consistentes em termos de organização, representatividade da Piscicultura perante os órgãos governamentais, classe política e esferas consultivas, além da participação em feiras, congressos e rodadas de negócios, que evoluem e se consolidam com o apoio da Peixe BR.“
“Nesse sentido, aliás, a Associação Brasileira da Piscicultura abriu uma unidade em Brasília, objetivando ter mais proximidade e acesso às instâncias de decisão. Estamos mais presentes e mais ativos, cumprindo nossas funções como entidade de classe de âmbito nacional de fomento e valorização da cadeia da Piscicultura no Brasil. Foram dezenas de viagens pelo país e exterior, levando nossas mensagens e defendendo nossas causas.“, afirma Medeiros.
Um dos exemplos deste trabalho realizado pela Peixe BR para alancar o consumo de peixes no Brasil é a campanha “Coma Mais Peixe“, que além de elevar o consumo nacional, a iniciativa busca reforçar a qualidade da Piscicultura Brasileira e fortalecer a atividade.
“A primeira razão que nos leva a isso é a própria matriz proteica no Brasil. Inicialmente focada em bovinos e suínos, após um tempo surgiu o frango, que acabou ultrapassando as anteriores”, inicia o executivo, e acrescenta: “Ainda não entramos na matriz do peixe”., esclarece Medeiros.
E a explicação para isso é simples: “O peixe como negócio é recente. Uma cadeia que passou a se estruturar nos últimos cinco anos”, pontua. Então, o mercado antigamente era reduzido e, de certa forma, amador, sendo composto por pequenos produtores e alguns poucos de porte médio distribuídos pelo País.
O presidente da Peixe BR ainda destaca como resultados efetivos, a consolidação da legislação ambiental no Tocantins e em Mato Grosso. “Também trabalhamos em conjunto com a Apex-Brasil, que resultou em três importantes ações: estudo do mercado internacional para os peixes de cultivo, apoio à participação na Seafood Expo North America, em Boston (EUA), e elaboração do Projeto Setorial de Internacionalização do Peixe de Cultivo, cujas primeiras ações estão sendo executadas no mercado norte-americano. Para 2020, os desafios se renovam e a Peixe BR está ainda melhor preparada para intensificar o trabalho e desempenhar o seu papel em prol da Piscicultura brasileira. Contamos com todos os elos da cadeia produtiva para trabalhar juntos e obter novas conquistas em prol do fortalecimento da atividade no Brasil. Os desafios surgem a cada dia, mas as oportunidades também se proliferam.“, finaliza Francisco Medeiros.
A PEIXE BR resulta da fusão da Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia (AB Tilápia) e da Associação Brasileira dos Produtores de Tilápia e concentra suas atividades na atividade de peixes cultivados.
A PEIXE BR começa as atividades com as maiores empresas do negócio e entidades de âmbito regional. Os parceiros estão localizados nos principais estados produtores de pescado. Nestes estados estão mais de 80% do negócio de peixes cultivados no Brasil. Paralelamente, a entidade realiza trabalho de atração de novas empresas para ampliar ainda mais sua representatividade.
Site: https://www.peixebr.com.br/
Link para baixar o Anuário da Piscicultura 2020: https://www.peixebr.com.br/anuario-2020/
Por Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL
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