Algodão: indicador sobe mais de 40% no ano

Mesmo com produção recorde e pandemia, indicador sobe em 2020

A produção e a exportação brasileiras de algodão em pluma foram recordes em 2020. Preços atrativos em anos anteriores deram sustentação à produção doméstica. Segundo a Conab, na temporada 2019/20, a produção brasileira de algodão somou 3 milhões de toneladas, alta de 8% frente à anterior e a quarta temporada consecutiva de avanço.

De acordo com colaboradores do Cepea, o recorde na produção foi resultado dos aumentos de 3% na área (1,67 milhão de hectares) e de 4,9% na produtividade (1.802 kg/ha) frente à safra 2018/19. Entre abril e maio, a paridade de exportação passou a operar acima das cotações internas, indicando a atratividade das vendas internacionais em detrimento das domésticas.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

E isso estava atrelado ao elevado patamar do dólar. Assim, agentes estiveram focados nas vendas externas. No primeiro semestre, as exportações até foram limitadas pela paralisação das indústrias por conta da pandemia, mas a retomada de todo o setor no segundo semestre no Brasil e no mundo voltou a aquecer as vendas externas e deu o tom altista aos preços domésticos, que chegaram aos maiores patamares nominais da série histórica do Cepea.

De janeiro até a quarta semana de dezembro, o Brasil exportou 2,05 milhões de toneladas de pluma, 28% acima do volume de 2019 e um recorde. No físico nacional, o Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, subiu 41,7% em 2020, fechando a R$ 3,8092/lp no dia 29 de dezembro.

Fonte: Cepea

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

9 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

13 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

18 horas ago