Entidade alerta Paraná pode ter perda de mais de 30% na produção de milho, somente na região produtora de Catanduva, já tem produtor registrando perdas de mais 20% da produção total.
Após a queda brusca das temperaturas e a formação de geadas, em Catanduva, Paraná, já tem produtor registrando perdas em lavouras de milho segunda safra. É o caso do produtor Ari Marcolin, que relatou ao Canal Rural prejuízos com o atraso no plantio e a oscilação do clima na região.
“Plantamos a soja mais tarde por conta da estiagem e logo em seguida também registramos problemas com o plantio do milho, que não recebeu chuva no momento que precisava e isso já contribuiu com queda na produção. Também nesse processo, passamos por três geadas rigorosas, o que agravou ainda mais a nossa situação. Do total da nossa produção, cerca de 20% já foi totalmente perdida”, lamenta o produtor.
“Com a interrupção de enchimento durante o desenvolvimento da espiga, o grão perde peso e isso impacta diretamente na qualidade”, afirma Marcolin.
De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), as perdas com o milho segunda safra estão estimadas em 33%. Antes, a entidade esperava que fossem colhidas 14, 7 milhões de toneladas; agora, esse número foi reduzido para 9,8 milhões de toneladas.
“A safra de milho 2020/2021 é uma safra frustrada. Primeiro tivemos problemas com estiagem, depois pragas e agora, geadas que prejudicaram diversas plantações. Infelizmente, a previsão é que novas reduções sejam feitas após a contabilização de prejuízos em decorrência da geada que aconteceu na última semana”, informa Edmar Gervásio, analista do Deral.
Fonte: Canal Rural
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.