AGROMT uma semente de sucesso plantada na capital Cuiabá

O Evento do Agronegócio de Mato Grosso, encerrou-se nesta quinta-feira(12) com saldo positivo. Para os organizadores, este é apenas o começo das transformações que veremos nos eventos voltados ao setor.

O Sindicato Rural apresentou um novo plano diretor para o Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, que irá proporcionar uma mudança completa no formato de eventos realizados dentro do espaço. A intenção é transformá-lo em um grande centro de eventos para atrair a atenção nacional e fixar Cuiabá como a Capital do Agronegócio Brasileiro. “Nós somos o maior produtor de grãos do Brasil e também o maior detentor de rebanho bovino Brasileiro, além disso também somos o maior consumidor de máquinas, implementos e insumos agrícolas. Até o momento não tínhamos um espaço adequado para realização de eventos desta grandeza, o AGROMT é uma semente que estamos plantamos e acreditamos que dará frutos positivos a partir de 2019”, destaca Jorge Pires de Miranda – Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

Para ampliar o entendimento sobre a realização do AGROMT no período destinado a tradicional EXPOAGRO, o vice-presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, esclarece que devido ao início das obras para a adequação do Parque de Exposições, não foi possível a sua realização neste ano, mas afirma que em 2019 teremos a volta da EXPOAGRO com força total, que acontecerá normalmente em julho, com shows, rodeio, diversão e tudo aquilo que a sociedade mato-grossense gosta. “Em abril/2019 iremos realizar o AGROMT, um evento diferenciado, que vai trazer mais tecnologia e conhecimento para o Estado de Mato Grosso”, destaca Nogueira.

O AGROMT é o primeiro evento técnico do agronegócio realizado em Cuiabá e pretende se tornar a maior feira do estado, não só por estar na capital, mas por Cuiabá oferecer estrutura adequada para grandes eventos. O evento tem objetivo comercial, além de informações técnicas e qualificação profissional para todos as cadeias produtivas da baixada cuiabana.

Esta qualificação aconteceu por meio do Fórum das Cadeias Produtivas e cursos oferecidos por instituições parceiras. Com essa mobilização espera-se levar para o setor produtivo a capacitação necessária, contribuindo assim para o aumento da produtividade, além de geração de emprego e renda. A feira também foi muito importante para os empresários da região, que tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos e serviços, importante fato gerador de impostos, municipais, estaduais e federais. O evento vai promover nacionalmente a região do pais que é campeã na produção agrícola.

“Aqui é a oportunidade que tem o produtor para trazer a sua experiência, os seus problemas, dar as suas sugestões, fazer suas críticas, mas é hora também de ouvir seu companheiro e compartilhar experiências, porque é assim que se fortalece e nós precisamos fortalecer o setor produtivo rural Brasileiro”, comenta o Ex-Ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, um dos palestrantes do evento.

Para os expositores, um evento focado em agronegócios é bastante interessante, pois amplia as possibilidades de concretização dos negócios, tendo em vista o contato direto com o produtor rural que tem mais tempo para entender os produtos/serviços oferecidos. Wilson Araújo, diretor comercial da Auto Sueco Centro Oeste, revendedor da marca Volvo, afirma que “Nós estamos em um lugar abençoado por Deus, porque o mercado em Mato Grosso é muito bom, grande e mesmos nos momentos de crise, aqui em Mato Grosso costuma chegar mais suave”.

Cesar Augusto, supervisor comercial da Sigma Sensors, de São José dos Campos/SP, empresa de tecnologia especializada em sensores, data loggers e estações de medição, entende como muito válida a participação da empresa no AGROMT, destaca o avanço da piscicultura na região e vê com bons olhos o crescimento mercado de Mato Grosso.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

16 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

20 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

21 horas ago