Agroindústria de alimentos é inaugurada em comunidade em Lucas do Rio Verde

A Comunidade 30 de Novembro, município de Lucas do Rio Verde, agora possui uma Agroindústria Comunitária Familiar . A sala de manipulação é equipada para o manuseio e processamento de alimentos para comercialização e fica localizada na chácara 14 e será utilizada pelas 30 famílias que compõem o assentamento. A construção foi feita por meio de parceria entre a prefeitura e a comunidade.

A prefeitura repassou aproximadamente R$ 65 mil e a comunidade ficou responsável pela construção, aquisição de equipamentos e manutenção da sala. A agroindústria possui 64,68 metros quadrados e conta com mesa de lavagem de hortaliças, mesa de manipulação, máquina seladora, balança eletrônica, dois tachos, moedor de cana, baldes, conchas, carrinho para tacho, despolpadeira, fogão industrial, dentre outros utensílios.

A sala poderá ser utilizada para manipulação de hortaliças e vegetais (lavar, descascar e embalar), para fabricação de melado, açúcar mascavo, rapadura, geleias, polpas para sucos e produtos de panificação. O prefeito Otaviano Pivetta ressaltou que a agroindústria é mais um projeto que veio para melhorar a produção do pequeno produtor.

“Todas as necessidades dos pequenos produtores, que for papel do município, nós estamos atendendo. Cada vez mais esses pequenos produtores podem ajudar a vida das pessoas da cidade a ficar melhor, com produtos de qualidade e baixo custo. Esse espaço é o início de um processo para que os produtores melhorem a sua renda familiar e ofereçam produtos com selo de garantia. A Vigilância Sanitária vai atuar aqui, então os consumidores que forem à feira comprar os produtos, podem ter mais confiança que os produtos são de qualidade”, informou.

Os alimentos processados na agroindústria poderão receber o Selo de Origem do município que garante que o alimento é produzido de forma artesanal e em boas condições. Com este selo, os agricultores poderão comercializar nos supermercados e feiras do município.

O agricultor familiar Celito Trevisan ressaltou que a agroindústria vai permitir uma produção com maior qualidade para atender a demanda do município. “Essa agroindústria é uma semente que vai crescer muito, espero que logo precise ampliar, e que os que trabalharem aqui, tenham a responsabilidade de oferecer para sociedade produtos de qualidade e confiança. Queremos que a sociedade luverdense olhe pra cá, pra 30 de Novembro, e pense, lá vamos conseguir produtos de qualidade, produto colonial e com sabor natural”. Durante a inauguração, o prefeito informou que a Comunidade Cedro será a próxima a receber a agroindústria e salientou que as demais comunidades de pequenos produtores também poderão receber o projeto.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!

Sedec e Imac destacam potencial da carne mato-grossense em evento estratégico com autoridades e empresários…

1 dia ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!

A previsão do tempo para a semana de 21 a 27 de maio indica chuvas…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos

O cenário do confinamento de bovinos em Mato Grosso para 2025 já começa a se…

2 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?

O milho ocupa hoje o segundo lugar entre as culturas agrícolas mais relevantes do Brasil.…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Produção global de milho cresce para a safra 2025/26, mas estoques caem e preços recuam nas bolsas

Produção mundial de milho avança puxada por EUA, Brasil e Argentina, sinalizando uma safra mais…

3 dias ago
  • Embrapa
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano

Receita cambial obtida com as exportações do café brasileiro somou US$ 5,23 bilhões com preço…

4 dias ago