Pelas imagens de satélite dessa manhã de sexta-feira é possível observar que há muitas áreas de instabilidade sobre a região norte do MATOPIBA e com isso, chove nesse momento sobre diversas áreas do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí
Além disso, também há registros de chuvas na faixa oeste do Paraná. Essas chuvas atrapalharam a realização da colheita da soja e do milho nessas localidades, porém, mantém os níveis de umidade do solo altos. E a tendência é que esse período de chuvas intermitentes se mantenha durante todo o final de semana, sendo que somente no começo da semana que vem é que esse padrão meteorológico mudará, retornando uma condição de chuvas apenas na forma de pancadas irregulares.
No Mato Grosso, Goiás e em Rondônia, apesar da sexta-feira amanhecer com muita nebulosidade a previsão é que as chuvas só venham a ocorrer de forma mais generalizada e até mesmo em bons volumes no período da tarde. Mas será a partir de domingo que o tempo irá fechar por completo e dessa forma há previsões de chuvas generalizadas e até mesmo ininterruptas entre o domingo e a quarta-feira. Apesar de serem poucos dias, essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de colheita e consequentemente poderão trazer certa preocupação junto aos produtores. Mas não haverá prejuízos. Por outro lado essas mesmas chuvas estarão mantendo os solos com bons níveis de umidade, favorecendo assim, o pleno desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. E a tendência para a semana que vem é, portanto, de chuvas intermitentes no começo da semana e tempo mais aberto, com eventuais pancadas de chuvas a partir da quarta e quinta-feira. O mesmo está ocorrendo na faixa oeste da Bahia.
No Sul, apesar da sexta-feira amanhecer com tempo bastante aberto, temperaturas em elevação e sem previsões para chuvas, nessa sábado, a passagem de uma frente fria pela região irá deixar o tempo bastante instável e com previsão para chuvas generalizadas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como no sul do Mato Grosso do Sul. Essas chuvas estarão mantendo os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, mas por outro lado, estarão atrapalhando a realização dos trabalhos de campo. Entretanto, como no domingo esse sistema já estará avançando para a região Sudeste, o tempo voltará a abri e com isso não há nenhum preocupação em relação a eventuais perdas que poderiam vir a ocorrer com esse padrão de tempo mais fechado e chuvoso.
E a tendência para essas próximas 3 semanas é exatamente essa. Frentes frias passando pela Sul do Brasil, provocando chuvas generalizadas, de boa intensidade, mais de curta duração e se encaminhando para a região Sudeste, onde também provocará chuvas em grande parte das regiões Sudeste e Centro-oeste. O mesmo estará ocorrendo no MATOPIBA, onde também são previstas chuvas ao longo desse período.
Cenário favorável intensifica ritmo de vendas no mercado spot, veja mais informações do mercado da…
Negociações seguem pontuais enquanto produtores priorizam campo, veja mais informações a seguir O mercado do…
Veja a seguir a previsão do tempo para este início de mês, de acordo com…
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
This website uses cookies.