Agroclima: Chuvas retornam a toda faixa central e norte do Brasil

Após uma longa espera e muita ansiedade e preocupação por parte dos produtores de soja da região central e norte do Brasil, as chuvas definitivamente retornaram para todas as regiões produtoras do Centro-oeste, Sudeste e também do Matopiba

Infelizmente, não foram todos que foram agraciados por bons volumes de chuvas, já que ainda há locais/talhões onde os volumes acumulados de chuvas, nesses últimos 5 dias, não chegam aos 30 mm. Entretanto, segundo os mapas de previsão a tendência para todo esse mês de novembro são de chuvas regulares e até mesmo em bons volumes sobre todas as regiões do Sudeste, Centro-oeste e do Matopiba e Pará. Possibilitando assim, que o plantio da soja, que está extremamente atrasado, sendo esse um dos piores inícios de plantio da história, deslanche rapidamente ao longo desses próximos 15 dias.

Para as culturas do café, cana de açúcar e pastagens, o retorno das chuvas, principalmente sobre Minas Gerais nesses últimos dias, possibilitaram uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras e, em especial, ao pegamento dos grãos na cultura do café. Ainda falta chuvas regulares sobre as áreas produtoras de café do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, porém, entre hoje, quarta-feira e amanhã, essas chuvas chegarão e com isso, as condições também irão melhor muito aos produtores de café conillon, mamão e pimenta do reino.

A quarta-feira será de tempo aberto apenas no Sul do Brasil, incluindo as regiões sul do Mato Grosso do Sul e boa parte do Estado de São Paulo. Nas demais regiões como Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará, a quarta-feira será de tempo instável e com possibilidades para pancadas de chuvas ao longo do dia. Possibilitando assim, o avanço no plantio da soja.

Já no Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os produtores terão uma boa janela para efetuar o plantio do arroz e a colheita do trigo, ambas as culturas extremamente prejudicadas pelo excesso de dias chuvosos entre os meses de setembro e outubro, na qual resultaram ou resultarão em quebras significativas de produtividades. Levando a uma queda acentuada na produção nacional nessa safra.

E a tendência para esses próximos 15 dias em todo o Brasil é de tempo instável e com chuvas regulares em todas as regiões do Brasil, uma vez uma nova frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil entre a tarde dessa sexta-feira e o sábado, provocando chuvas sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul e durante o final de semana e começo da semana que vem, esse sistema estará avançando pelos demais Estados do Brasil, onde irá manter o tempo instável e com possibilidades de ocorrências de chuvas generalizadas desde o Paraná até o Pará. Ou seja, as chuvas realmente chegaram e chegaram pra valer agora.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago