Notícias

Agroclima: chuva finalmente dá uma trégua no Rio Grande do Sul

Após a última semana marcada por grandes volumes de chuva o sul do país, finalmente o tempo abre nesta segunda-feira

Não chove no centro e oeste gaúcho e nas demais áreas dos três estados há previsão para chuva isolada entre a tarde e à noite, que pode vir acompanhada de raios. No sul do Brasil, a safra de maçãs gala 2018/19 têm previsão de colheita entre a última semana de janeiro e primeira de fevereiro principalmente nas regiões de SC e Vacaria.

Para o sudeste brasileiro, de uma maneira geral chove de forma isolada entre à tarde e à noite. As exceções de tempo firme são para o norte de MG e boa parte do ES. Já no litoral de SP manhã entre nuvens e chove a partir da tarde. Há risco de temporais isolados para o leste de SP, sul de Minas e no RJ que podem atrasar os trabalhos de campo. Além disso, esses temporais em muitas áreas produtoras de hortaliças podem ocasionar grandes prejuízos. As hortaliças são muito sensíveis e não toleram o solo muito encharcado nem os impactos dos temporais.

Agroclima: chuva finalmente dá uma trégua no Rio Grande do Sul 1

No cento-oeste a semana começa marcada por forte sol e calor na região. Há previsão de pancadas isoladas de chuva a qualquer hora no norte e sudeste do MT. Já na divisa de GO com a BA, o tempo segue firme e sem chuva, mantendo baixo o nível de umidade do sol castigando as lavouras. Para as demais áreas, chove de forma isolada a partir da tarde. Segundo a AgRural a colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 6,1 por cento da área total, aumento de 4 pontos percentuais em uma semana e bem acima do 0,8 por cento de um ano atrás e do 1,2 por cento na média de cinco anos. Em boletim semanal, a consultoria destacou que Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, deu gás aos trabalhos de campo e agora lidera a colheita, com 12,8 por cento da área já colhida. Há uma semana, esse percentual era de 3,9 por cento, enquanto há um ano estava em 2,8 por cento.

Agroclima: chuva finalmente dá uma trégua no Rio Grande do Sul 2

No MATOPIBA, chove a qualquer hora entre o norte do MA e PI. Já no oeste e sul da BA continua sem chuva. Sol e chuva isolada a partir da tarde nas demais áreas da região Nordeste. Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, na safra 2018/2019, a entidade estima um incremento de 26,5% da área plantada em relação à última safra, contabilizando 332 mil hectares em toda a Bahia. O oeste do estado concentra 96% da atividade no estado e tem garantido nas duas últimas safras produtividade recordes em torno dos 320 arrobas de algodão/hectare.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar