Agroclima: alerta de baixa umidade em áreas da Bahia e Piauí

Nesta sexta-feira, não há mais alerta para temporais no sul do Rio Grande do Sul. Porém, o céu ainda fica cheio de nuvens sobre o centro-sul gaúcho.

Nestas áreas, ocorrem algumas aberturas de sol no decorrer do dia e a chuva acontece de forma isolada a qualquer hora de moderada a forte intensidade. Na metade norte do RS, sol e muitas nuvens na manhã e a partir da tarde chuva fraca a moderada e risco de temporais por toda Região Sul do país. Após a estiagem nos últimos dias de 2018 e começo de 2019, as chuvas dessa semana dão certo alívio para os produtores de soja do sul do país. Mas o Paraná ainda tem a situação mais delicada, mesmo com as precipitações isoladas, os danos para essa safra já são bem expressivos.

No Centro-Oeste do Brasil, o sol e o calor predominam, mas há expectativa de chuva isolada entre a tarde e à noite. Pelo nordeste de MT e oeste de GO chove a qualquer hora. A projeção do quarto levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (10) já relata que a produção de soja de Mato Grosso do Sul no ciclo 2018/2019 deve cair 6,1% frente a da temporada passada. Além redução de investimentos nas lavouras outro motivo para a queda de produção é devido aos períodos de estiagem de dezembro que prejudicou muito as lavouras.

Na divisa entre MG e norte e leste de SP, há risco de temporais podendo comprometer as atividades de campo. Na maior parte da região sudeste, o sol e o calor ainda predominam do país, mas a partir da tarde as nuvens aumentam e provocam chuva isolada com raios. Segundo a Fundação Procafé, esta será uma das maiores safras de café do sul de Minas Gerais em ciclo de bienalidade negativo dos últimos anos.

Para o MA e TO, o tempo fica instável e entre a tarde e à noite chove de forma isolada de moderada a forte intensidade. Alerta para o centro e norte da BA e metade leste do PI, a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30%. As áreas agrícolas sofrem muito impacto com a umidade do ar, e valores tão baixos estarão castigando muito as plantas em campo. Além disso, essa condição de baixa umidade combinada com vegetação seca e ventos fortes, todo cuidado deve ser tomado quanto a prevenção de incêndios.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

16 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

20 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

20 horas ago