Agricultura e Meio Ambiente irão caminhar juntos, diz Fávaro

Teremos a maior produção agrícola sustentável do mundo!“, afirma ministro da Agricultura.

Um dos maiores desafios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, também é a questão da preservação ambiental, uma das prioridades estabelecidas pelo presidente Lula e promessa de campanha. A meta agora é equilibrar a produção de alimentos com a proteção dos recursos naturais. Quando tomou posse, o novo ministro Carlos Fávaro prometeu que os Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário devem trabalhariam juntos e sem conflitos.

Agricultura e Meio Ambiente irão caminhar juntos

As pessoas estão me perguntando como será o relacionamento com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário. E eu digo para vocês, todos se surpreenderão, porque estamos todos do mesmo lado. Teremos a maior produção agrícola sustentável do mundo!“, afirma o ministro Carlos Fávaro.

Ao assumir o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária nesta segunda-feira(02), Fávaro enfatizou que se hoje o Brasil é um dos maiores players mundiais na produção agropecuária é graças à inovação tecnológica desenvolvida nos últimos anos. O primeiro compromisso assumido por ele durante a cerimônia de posse foi o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Temos que fazer com que ela continue sendo o orgulho de todos os brasileiros e ajude a preparar nossa agropecuária para o combate à fome e para a produção sustentável.”, completa.

Entre as políticas públicas que devem direcionar as novas estratégias do MAPA na construção de práticas sustentáveis, podemos esperar incentivos à autossuficiência de fertilizantes, recuperação de áreas de pastagens degradas, pagamento por ativo ambiental preservado, carbono net zero e outras diretivas em consonância com os demais ministérios.

Sobre o novo ministro

Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu em Bela Vista do Paraíso, Paraná. É agropecuarista e atualmente ocupa o cargo de Senador da República. Antes de sua carreira política, trabalhou no setor agrícola e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso. Também foi presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde. De 2015 a 2018, foi vice-governador de Mato Grosso e, em 2016, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo que ocupou até dezembro de 2017. Em 2020, assumiu o mandato de Senador da República, após vencer a eleição suplementar convocada pelo TRE-MT. Seu mandato tem duração até 31 de janeiro de 2027.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

11 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

15 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

19 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

20 horas ago