Maquinário percorreu mais de um milhão de hectares só nesta semana, indicam os dados do Imea.

O plantio da safra de soja em Mato Grosso chegou nesta semana a 80,27% da área prevista para esta temporada. Com isso, já foram semeados 7,51 milhões dos 9,36 milhões de hectares reservados para a cultura. É o que mostram os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Mantendo o ritmo acelerado do trabalho de campo, o avanço de 27 de outubro a 3 de novembro foi de 12,53 pontos percentuais, de acordo com atualização divulgada nesta sexta-feira (4/11). Só nesse período, as máquinas percorreram 1,17 milhão de hectares de lavouras.

A região onde o plantio está mais avançado é o Oeste mato-grossense, onde 98% de 1,11 milhão de hectares foram semeados. Depois é o Médio-norte, com 93,9%. Nesta parte do Estado, que inclui municípios como Sinop e Sorriso, as plantadeiras devem percorrer 3,16 milhões de hectares.

Na comparação com a safra 2015/2016, o plantio da safra nova em Mato Grosso está adiantado em 19,7 pontos percentuais. No ano passado, 60,97% da área reservada para a oleaginosa tinham sido plantados até o dia 5 de novembro.

De acordo com técnicos do Imea, o clima tem favorecido o plantio no Estado. E isso traz uma expectativa positiva também para a safrinha de milho. Com o ciclo da soja terminando mais cedo, a semeadura do cereal tem mais chances de ocorrer dentro da janela considerada ideal para o bom desenvolvimento das plantações.

 

Por: Globo Rural

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: