Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
2 de junho de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde

Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde

previsão do tempo

Veja como será o clima no Brasil em junho!

7 curiosidades sobre animais que você não sabia

7 curiosidades sobre animais que você não sabia

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra
Notícias

Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 5 de janeiro de 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

Agricultor de MT faz relato importante sobre o cenário de prejuízos, dúvidas e incertezas que podem ocasionar uma crise iminente no setor agro brasileiro

Conteúdos
MT: Reflexos na produção nacional e números duvidososA dor compartilhada e a fé renovada

Em Água Boa, Mato Grosso, o agricultor Jonas José Apio nos traz uma visão direta e franca sobre a realidade que enfrentou em seu talhão de 600 hectares de soja plantados entre 5 e 8 de dezembro de 2023. A triste constatação de que a cultura não vingou devido a uma sequência de 34 dias de sol, seguidos por 14 dias sem chuva, ressalta as complexidades e imprevisibilidades da agricultura, onde o fator clima é um protagonista importante.

Aperte o play no vídeo abaixo e confira o relato do agricultor mato-grossense.

MT: Reflexos na produção nacional e números duvidosos

Esta não á a primeira vez que o agricultor se manifesta, no final de dezembro do ano passado, Jonas, foi um dos primeiros produtores a alertar sobre a possibilidade de uma quebra significativa na próxima safra de grãos (clique aqui pra ver seu desabafo). Desta vez, em sua análise, toca em um ponto crucial para a economia brasileira: a produção de soja. Com base no cenário atual e nas estimativas de analistas, ele calcula uma possível quebra na produção nacional. Considerando a colheita expressiva de 154 milhões de toneladas no ano anterior, a redução projetada de 20%, devido a fatores climáticos adversos, resultaria em um total de 120 milhões de toneladas.

Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra

No entanto, Jonas traz à tona uma dúvida pertinente sobre o aumento de área plantada. Enquanto os analistas sugerem um acréscimo de 2 milhões de hectares para a safra 2023/2024, o agricultor mato-Grossense questiona a viabilidade dessa projeção. Ele suspeita que, na prática, esse aumento pode ser mais conservador, em torno de 1 milhão de hectares, devido a situações em que produtores já destinaram suas terras de soja para o milho safrinha e diversos outros talhões permanecem sem cultura. “Vários produtores já direcionaram seus talhões, que eram para ser cultura de soja, já plantaram safrinha e tem muitos talhões aqui no Mato Grosso que estão em terra nua, ainda sem nenhum nenhuma cultura.“, avalia Jonas.

A dor compartilhada e a fé renovada

Os números ganham destaque na análise de Jonas, que calcula o impacto dessa quebra na produção. Adotando uma perspectiva otimista de 50 sacas por hectare, ele projeta um adicional de 3 milhões de toneladas provenientes dos 2 milhões de hectares extras. Essa adição, somada aos 120 milhões de toneladas da projeção inicial, eleva a produção total para 123 milhões de toneladas. A incerteza paira sobre essa estimativa, e Jonas reconhece que sua dúvida reflete a inquietação de muitos produtores rurais em todo o Brasil.

Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra
Talhão de soja morto – Foto: Jonas Apio

Ao encerrar sua exposição, Jonas compartilha um sentimento comum entre os agricultores: a incerteza. Sua dúvida não é apenas técnica, mas também reflete a ansiedade e as preocupações da comunidade agrícola brasileira diante dos desafios climáticos imprevisíveis. No entanto, ele conclui com uma nota de esperança, lembrando a todos que, independentemente das adversidades, “Deus é bom o tempo todo“.

O relato de Jonas José Apio transcende sua experiência individual, tornando-se um espelho das preocupações que permeiam o setor agrícola. Enquanto o Brasil enfrenta os desafios de uma safra incerta, a capacidade de adaptação e a resiliência dos agricultores são postas à prova. A incerteza climática, as projeções otimistas e as dúvidas sobre a área plantada alimentam uma reflexão coletiva sobre o futuro da produção de soja no país. Em meio às incertezas, a fé e a determinação dos produtores rurais continuam a ser uma força motriz crucial.

Continue acompanhando aqui as principais notícias do setor agro brasileiro.

AGRONEWS® é informação para quem produz

TAGS:mtsoja
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image

Recentes

Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Dicas de Especialistas Notícias
previsão do tempo
Veja como será o clima no Brasil em junho!
Notícias Previsão do tempo
7 curiosidades sobre animais que você não sabia
7 curiosidades sobre animais que você não sabia
Curiosidades Notícias
milho
Colheita do milho em Mato Grosso iniciou atrasada, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
soja
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mercado da soja se mantém aquecido, mas safra americana pode impactar preços nos próximos meses

mercado da soja grãos
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

vazio sanitário da soja
Notícias

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Soja em Mato Grosso
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso registra safra de soja recorde com expansão de área, confira!

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Cotações da soja no Brasil recuam

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Brasil quebra recorde de exportação de soja para a China em março e consolida liderança no mercado mundial

1
Soja
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

1
Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?