Acrismat e Indea/MT realizam teste de sorologia em suínos

Em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) inicia nesta quarta-feira (10.08), às 8h, em sua sede na avenida jornalista Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) o levantamento sorológico sobre a Peste Suína Clássica (PSC). O teste obrigatório servirá para manter Mato Grosso na condição de livre da PSC, conforme reconhecimento feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para reforçar a ação, o Indea fará o treinamento de cerca de 74 médicos veterinários distribuídos nas 13 Unidades Regionais de Supervisão e a entrega do material destinado à coleta sorológica adquirido mediante parceria técnica com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) que disponibilizou todo o material laboratorial para a realização das coletas.

Determinado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), o teste de sorologia é realizado em suínos de subsistência, popularmente conhecidos como ‘suínos de fundo de quintal’, visto que os que são comercializados de granjas credenciadas passam por constantes testes para validar a qualidade da carne.

De acordo com o veterinário da Acrismat, Igor Queiroz, o procedimento, que acontece a cada dois anos, baseia-se na coleta sanguínea dos suínos, centrifugação do sangue e posterior encaminhamento do soro para o Laboratório Oficial do Ministério. “O exame avalia se existe a circulação do vírus para peste suína clássica na propriedade e nos suínos ali presentes, bem como possibilita avaliar a origem da contaminação”, explica.

Serão 320 propriedades fiscalizadas que possuem suínos com a finalidade de subsistência em 107 municípios estaduais. Estima-se uma média de 1800 amostras para encaminhamento e análise no Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

“Com o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal de que somos uma região livre da Peste Suína Clássica precisamos manter o nosso status e, ações como essa reforçam os nossos projetos e nos possibilita manter um alto padrão de qualidade e sanidade do nosso rebanho”, explica o presidente do Indea/MT, Guilherme Nolasco.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, lembra que Mato Grosso está livre da doença há anos, e manter o status garante que a carne suína mato-grossense possa conquistar novos mercados. “Dentre as diretrizes da associação, está o apoio sempre que possível para as atividades que garantam a sanidade e a qualidade da carne suína, favorecendo a categoria”, ressalta.

Atualmente a suinocultura em Mato Grosso gera 3.505 empregos diretos e 10.515 indiretos. Ao todo são 416 granjas comerciais espalhadas em 33.678 propriedades cadastradas no Estado. O Estado possui um plantel de 1,5 milhão de cabeças de suínos, dos quais 138 mil são matrizes.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago