A Acrimat deu início a um projeto com foco no desenvolvimento do segmento da cria
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) deu início a um projeto com foco no desenvolvimento do segmento da cria. O “Produção Sustentável de Bezerros” é uma iniciativa do instituto IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) e do Grupo Carrefour, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, o grupo São Marcelo e a Acrimat, que vai investir aproximadamente euros em mais de 450 propriedades mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia
O início do programa está previsto ainda para 2018 e terá duração de três anos. Situadas respectivamente no noroeste e leste do Estado, as regiões do Vale do Juruena e do Araguaia compreendem 11 municípios relevantes na produção de bezerros, que abastecem boa parte da cadeia produtiva da carne bovina no país – atualmente ambas as regiões respondem por mais de 40% da produção de bezerros do estado do Mato Grosso, a maior parte por pequenos produtores.
Ao todo, as mais de 450 propriedades que devem se beneficiar do projeto socioambiental somam mais de 156 mil hectares. Os Vales do Juruena e Araguaia, situados em dois dos mais importantes biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, respectivamente, possuem mais de 80% da vegetação nativa preservada. Nesse sentido, a iniciativa tem um papel relevante no aumento da produção ao mesmo tempo em que não só mantém os atuais níveis de conservação, mas busca melhorá-los com mecanismos de restauração e de compensação ambiental.
A Acrimat entra na parceria justamente para dar os suporte na implementação do programa, com a gestão do plano de ação, contratação de equipe técnica e aproximação com os produtores. A atuação da entidade será na região do Vale do Araguaia e a Fazenda São Marcelo fará a implantação da região do Vale do Juruena.
O presidente da Acrimat, Marco Tulio Duarte Soares, destacou que este é início de um grande projeto que poderá gerar bons resultados para o Estado. “A Acrimat não tem dúvidas com relação à assertividade do projeto e de como isso será importante para o setor produtivo da pecuária de corte”.
A Acrimat participa desde a concepção do projeto e vai gerir o projeto em Mato Grosso, atuando junto aos produtores com apoio técnico e institucional. A Associação tem por objetivo oferecer aos produtores de carne ferramentas que permitam melhorar os resultados de sua atividade em todos os aspectos, econômicos, ambientais e sociais.
Com o programa “Produção Sustentável de Bezerros” foi identificada a possibilidade de melhorar a qualidade dos bezerros produzidos, viabilizar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Além disso, o projeto vai permitir aumentar a produtividade dentro da propriedade e assim garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia, desde o pequeno produtor de bezerro, o pecuarista que faz terminação, uma vez que vai adquirir animais diferenciados, até indústria, varejo e consumidor, que terá acesso a carne de melhor qualidade.
“Quando recebemos o projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, vimos a importância dele para os produtores e designamos um comitê gestor para conduzir as ações e que vai a campo acompanhar, junto com nosso representante regional Marcos Jacinto, a implantação deste projeto”, afirma Marco Tulio Duarte Soares.
A diretora-executiva do IDH, Daniela Mariuza, destacou a importância da associação nesse processo de implantação e execução do projeto. “A Acrimat é a entidade que representa o setor da pecuária mato-grossense e é uma formadora de opinião. Então, buscamos essa liderança para dar suporte na prática do projeto”.
Para o diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez, que o grupo identificou a necessidade de um trabalho para incluir os pequenos produtores e que este projeto vem justamente suprir esta lacuna. “Um dos principais benefícios da iniciativa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ é intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em que os recursos florestais são preservados, promovendo uma produção sustentável e economicamente viável”, explica Paulo Pianez.
Fonte: Assessoria Acrimat
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.