Em audiência com o ministro Blairo Maggi, o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Dr. Nabih Amin El Aouar, e os vice-presidentes Romildo Antonio da Costa e Vilemondes Garcia, em uma série de encontros em Brasília, reuniram-se também com o ex-ministro do MAPA, Allyson Paulinelli, com o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, com o diretor executivo da Embrapa, Cleber Soares, e com o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES).
O diretor financeiro da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Tadeu Rosa, também acompanhou as reuniões.
O presidente da ACNB também sugeriu ao ministro Blairo Maggi o fortalecimento das normativas para exportação de animais vivos e ações que visem maior esclarecimento público das condições de bem-estar destes animais transportados; implantação de linhas de crédito para pecuaristas terem acesso à genética animal selecionada e diferenciada, a implantação de um órgão sanitário animal exclusivo, a instalação da balança do produtor nos frigoríficos, a regulação quanto à remuneração do produtor por “subprodutos” dos animais abatidos (couro, por exemplo), além da promoção de ações para fortalecer a qualidade da carne bovina brasileira, tanto no mercado interno quanto no externo, dando ênfase ao sistema de produção predominante no Brasil: a pasto, sustentável, sem antibióticos e sem hormônios sintéticos.
“É muito importante para a raça Nelore e para a pecuária brasileira como um todo a aproximação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil com as mais relevantes autoridades representativas do agronegócio brasileiro. Aliás, é papel da ACNB, como entidade de fomento e de defesa da raça Nelore, propor soluções de lacunas desvantajosas existentes em nossa atividade. O ministro Blairo Maggi recebeu nossas sugestões com muito ânimo e estamos bastante otimistas de que, juntos – produtores e governo – vamos avançar positivamente tanto nos aspectos técnicos como de imagem da carne bovina brasileira”, destaca o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Dr. Nabih Amin El Aouar.
“Durante a reunião, o diretor da Embrapa, Cleber Soares, sugeriu fazermos ações conjuntas com o MAPA em relação a disseminação de genética Nelore e melhoramento do rebanho em todo o Brasil. Na ocasião, o ministro também destacou um setor para debater e planejar este tema junto conosco”, acrescenta o presidente da ACNB.
Além da audiência com o ministro Blairo Maggi, a ACNB reuniu-se na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o presidente da entidade, João Martins da Silva Júnior, o ex-ministro do MAPA, Allyson Paulinelli e Tadeu Rosa, diretor da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). Para o vice-presidente da ACNB, Vilemondes Garcia, o encontro foi altamente satisfatório. “Presenciamos um ânimo muito grande por parte da CNA em desenvolver conosco um projeto sobre carne. A sugestão é a realização de reuniões técnicas envolvendo a CNA, centros de pesquisa e pesquisadores. Essa união de forças junto à CNA pode se transformar em um projeto de suma importância. Sentimos que eles estão enxergando a ACNB de uma forma muito pró-ativa, o que nos entusiasma ainda mais em trabalhar em prol da pecuária nacional”, comenta Vilemondes Garcia.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.