Abertura de terras indígenas para produção agrícola avança na Câmara

Relatoria do deputado Pedro Lupion (DEM-PR) foi aprovada pela maioria na Comissão de Constituição e Justiça

Em meio a tantos projetos que devem ser analisados pelo Congresso Nacional, uma proposta de emenda constitucional ganhou força neste segundo semestre. Apresentada pelo deputado Vicentinho Júnior (PL-TO), coube à CCJC decidir se a PEC 187/2016 cumpre ou não os requisitos constitucionais e, assim, ser admitida, por 33 votos a favor e 18 contra, para análise em comissão especial. Após acordo entre líderes, a PEC 187, que autoriza a atividade agropecuária em terras indígenas, voltou a ser discutida pelos deputados na tarde desta terça-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

De acordo com o presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), a proposta não é a única que trata da produção agropecuária em áreas indígenas na Câmara Federal. A PEC 343/2017, do ex-deputado Nelson Padovani, que tramita em conjunto, e prevê parcerias da Fundação Nacional do Índio (Funai) com terceiros para exploração de mineração em terras indígenas foi desapensada, ou seja, deixará de tramitar em conjunto com a proposta.

A PEC que autoriza as comunidades indígenas a praticar os atos necessários para atividades agropecuárias e florestais em suas terras e a comercializar a produção acrescenta um novo parágrafo ao artigo 231 da Constituição e contou com o apoio de parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que já recomendaram pela aprovação da admissibilidade da proposta.

O novo relator do texto, deputado Pedro Lupion (DEM-PR) disse que não há nada na PEC que coloque em ameaça a forma federativa do Estado. “A proposta busca tão somente a garantia do usufruto das terras indígenas pelos seus ocupantes, sem limitações, garantindo aos indígenas autodeterminação”, frisou.

Durante o debate, Lupion adiantou seu voto pela admissibilidade da PEC 187 e pela inadmissibilidade da PEC 343 apensada. “Estamos cumprindo exatamente o que foi acordado com membros da oposição e aqueles que eram contrários à esse projeto, ou seja, nem em uma comissão especial pra analisar a 187 a 343 não poderia voltar”.

Para o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que foi o relator da matéria na CCJC em 2016, os índios precisam garantir constitucionalmente o direito de produzir. “Não se garante a dignidade indígena apenas distribuindo terra. A terra é importante sim, mas desacompanhada da normatização e das políticas públicas adequadas, servirá à reprodução da miséria e não à dignidade daqueles que queremos proteger.”

O autor da PEC na Câmara, deputado Vicentinho Júnior (PL-TO), ressaltou que sua proposta dá a possibilidade de as comunidades indígenas desenvolverem uma atividade econômica. “Só depois de aprovada a PEC 187 é que as comunidades indígenas poderão, se assim quiserem, ao seu usufruto próprio e pessoal, explorarem suas terras e terem uma condição a mais de subsistência”.

O deputado Arthur Maia (DEM-BA) fez questão de fazer a leitura do texto proposto pelo deputado Vicentinho. “O que nós estamos fazendo aqui é atribuindo direito aos índios”, finalizou. O deputado Neri Geller (PP-MT) citou o exemplo dos povos indígenas no estado do Mato Grosso. “Eu conheço e convivo com os indígenas dos Paresis e o que nós precisamos fazer é aprovar a PEC, para dar condições de escolha aos índios se eles querem trabalhar dentro da legalidade de produção. A opção tem que ser do povo indígena. Dar qualidade de vida a eles e uma produção sustentável para o nosso Brasil. “Onde tem produção, não tem queimada, não tem rio assoriado”.

Em sua fala, o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) foi bem claro sobre o posicionamento da bancada do agro.”Nós queremos dar liberdade aos nossos irmãos indígenas, credibilidade a eles, desde que queiram”, salientou.

Já o deputado Antonio Carlos Nicoletti (PSL-RS) falou sobre a importância do cultivo em terras indígenas. “Nós precisamos sim incentivar, para que produzam, isso é valorizar os índios”. A deputada Caroline de Toni (PSL-SC) também discursou em favor dos índios.”Essa PEC é uma necessidade de garantia dos direitos humanos da população indígena, essa casa não pode condenar nossos irmãos indígenas”.

Muitos parlamentares apoiaram o texto. O deputado Herculano Passos (MDB-SP) elogiou a iniciativa do autor da PEC. “Quero agradecer ao Vicentinho pelo excelente relatório protegendo os indígenas e o Brasil”.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), que conduziu a presidência da mesa durante boa parte da sessão, acredita que a proposta vai fortalecer as comunidades indígenas. “Uma vitória para os índios de todo o país”.

O texto segue agora para uma Comissão Especial. Caso seja aprovado, vai ao plenário da Câmara e, depois, para o Senado.

Terras Indígenas – Atualmente, o Brasil conta com 567 áreas indígenas regularizadas. Isso representa cerca de 117 milhões de hectares ocupados em todo o país.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

11 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

15 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

19 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

19 horas ago