A quarta edição do Desafio de Startups do Ideas for Milk traz novidades, abrindo novas oportunidades para os empreendedores. Além dos trabalhos voltados para a inovação digital, serão aceitos projetos inovadores em designer industrial, embalagem e em processos e produtos lácteos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de outubro no site do evento (http://www.ideasformilk.com.br/desafio). Os projetos inscritos serão avaliados e selecionados nacionalmente. Os vencedores que participarão da final serão conhecidos no dia oito de novembro. A grande final ocorrerá em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú, no dia 22 de novembro.
O Ideas for Milk é uma ação da Embrapa Gado de Leite, criada em 2016. Segundo o chefe-geral da Instituição, Paulo do Carmo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk conta com outros dois eventos paralelos: Caravana 4.0 e Vacathon.
A Caravana 4.0 teve início no dia 20 de agosto. Pesquisadores e analistas da Embrapa visitam instituições de ensino, onde conversam com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado de agtech. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da caravana é atrair empreendedores para o Vacathon (nome dado pela Embrapa ao seu Hackaton), uma maratona de programação que visa desenvolver softwares e hardwares para a solucionar os problemas da cadeia do leite.
A Caravana tem uma programação intensa. A expectativa do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, é que sejam visitadas 30 instituições até o final do evento. “Esta é uma grande oportunidade de unirmos a pesquisa agropecuária com instituições de ensino superior, debatendo juntos os problemas do setor e focando nas soluções”, ressalta.
O Vacathon será realizado dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro, na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG. A maratona contará com visitas ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes e ao campo experimental da Embrapa. Os estudantes terão mentoria 24 horas feita por pesquisadores renomados em áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal e qualidade do leite. A inscrição para o Vacathon é feita por professores, que montam um time para representar as instituições de ensino. Podem participar estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação.
Este ano o Ideas for Milk esteve entre os cinco projetos premiados na categoria “Destaque Nacional” do concurso Learning & Performance Brasil 2019/2020. O Prêmio busca promover o compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance, selecionando projetos de transformação digital de negócios. O projeto da Embrapa foi agraciado na modalidade Governamental, com foco em Business Digital Transformation. A iniciativa tem rendido frutos. Outras unidades da Embrapa já possuem ações semelhantes para outras cadeias produtivas, como a Embrapa Suínos e Aves (Inova Pork), Embrapa Meio Norte (Ideas for Farm) e Embrapa Café (Avança Café). Fora da empresa, o Ideas for Milk serviu de modelo para o Desafio Agro Startup, do Senar Goiás.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.