Produtos biológicos inovadores tem impactado positivamente a produtividade das lavouras, especialmente no enfrentamento aos desafios climáticos
No contexto de mudanças climáticas cada vez mais pronunciadas, os eventos extremos, como secas e ondas de calor, representam desafios significativos para os agricultores. A irregularidade das chuvas exige soluções que otimizem o uso da água e minimizem os efeitos do estresse nas plantas. É aqui que os biológicos entram em cena como aliados poderosos na mitigação dos impactos climáticos.
“Os biológicos não são mais o futuro, são o presente da agricultura.“, afirma o diretor comercial da Biotrop, líder de mercado em soluções biológicas para o campo.
Em entrevista exclusiva para o Agronews, Carlos Baptista traz uma perspectiva revolucionária sobre o uso desses produtos na agricultura contemporânea. Com 38 anos de experiência no mercado, Baptista testemunhou a transformação que os biológicos trouxeram para a prática agronômica. A Biotrop, empresa inovadora por natureza, não só fala sobre inovação, mas a realiza de forma prática e eficaz.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira a entrevista completa com o diretor comercial da Biotrop.
Um exemplo notável é o Bioasis, um produto da Biotrop composto por três bacilos de origem da caatinga, região reconhecida por sua seca extrema. Esse produto tem se mostrado eficaz na redução dos efeitos do estresse biótico e abiótico nas culturas. Testado em diferentes regiões do Brasil, o Bioasis tem impactado positivamente a produtividade das lavouras, especialmente em face das adversidades climáticas. “A Biotrop é uma empresa inovadora por si só. Ela realmente fala de inovação, mas além de falar, ela faz inovação. Então nós estamos trabalhando com produtos que realmente vão fazer reduzir o efeito dos stress bióticos e abióticos nas plantas.”, explica o diretor comercial.
Baptista cita o Bioasis Power, o primeiro ativador microbiológico de plantas registrado no Brasil. Com mistura tripla de microrganismos, especialmente selecionados de ambientes adversos, age na lavoura protegendo contra estresses climáticos e a escassez de água, oferecendo à planta mais resiliência e vigor. BIOASIS POWER é um verdadeiro reservatório em períodos de seca. “Esse produto realmente é uma inovação e eu tenho certeza que o produtor que puder utilizar vai ter efeitos positivos na sua lavoura.“, completa.
O sucesso dessas soluções biológicas não está apenas na promessa de resultados, mas na comprovação efetiva de sua eficácia. Segundo Baptista, a Biotrop investe não apenas em produtos, mas em conhecimento. Com uma equipe de 300 agrônomos a nível de campo, a empresa promove treinamentos e demonstrações práticas, capacitando os profissionais a entenderem como os biológicos atuam na prática e qual é o seu verdadeiro impacto no dia a dia da agricultura.
A demanda por uma agricultura mais sustentável e regenerativa é cada vez mais premente. Os produtores estão sendo desafiados a adotar práticas que reduzam a pegada ambiental e promovam a saúde dos ecossistemas. Os biológicos emergem como uma solução viável e eficaz, oferecendo não apenas respostas imediatas aos desafios climáticos, mas também contribuindo para a construção de um modelo agrícola mais equilibrado e resiliente. “Nós vamos ser cobrado dia a dia para ter uma agricultura mais sustentável, uma agricultura mais regenerativa, uma agricultura que polua menos. Então, por que não entrar de cabeça no conhecimento dos produtos biológicos para entender realmente aonde eles podem resolver a situação para vocês? Onde eles podem auxiliar vocês a ter uma lavoura rentável, uma lavoura produtiva e finalmente, uma lavoura regenerativa de forma sustentável.”, finaliza Carlos Baptista.
A Biotrop, em seus seis anos de existência, já conquistou um espaço significativo no mercado, e seu compromisso com a inovação e sustentabilidade continua a impulsionar sua jornada rumo a uma agricultura mais consciente e produtiva. Afinal, o futuro da agricultura já está aqui, e ele é verde, biológico e sustentável.
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.