A nova representante do agronegócio no Brasil

A nova representante do agronegócio no Brasil

 

Biografia 

A deputada federal, Tereza Cristina (DEM-MS), foi escolhida para ser a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento do governo Jair Bolsonaro.

A futura ministra é formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais), foi secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Mato Grosso do Sul (Seprotur) de 2007 a 2014.

Tereza também esteve à frente de diversas associações e conselhos voltados para a área rural do estado, como a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e a Associação dos Criadores do Estado (Acrissul).

 

Histórico na câmara

A futura ministra foi eleita deputada federal em 2014 e na época era filiada ao PSB, mas desfiliou-se do partido em novembro do ano passado, filiando-se ao seu atual partido, o Democratas (DEM).

Reeleita neste ano para seu segundo mandato na Câmara com 75.068 votos, quarta maior votação para a câmara federal, por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina é a atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que hoje conta com 261 parlamentares (234 deputados e 27 senadores).

 

Curriculum em prol do agronegócio

Entre os destaques da sua atuação como deputada federal estão propostas para obtenção de financiamento facilitado à produção agrícola, através do projeto de lei que permite fracionar imóvel rural na garantia de empréstimo, o que ampliaria e facilitaria o acesso ao crédito por parte do produtor rural.

Além disso, a deputada foi presidente da Comissão Especial da Câmara que aprovou o Projeto de Lei 6.299/2002, que muda a legislação brasileira sobre os agrotóxicos e deve agilizar o registro dos defensivos agrícolas. 

A deputada também defendeu recentemente que se aprove ainda neste ano as novas regras do licenciamento ambiental. A proposta define quais atividades e empreendimentos não precisarão passar pelo licenciamento ambiental, garantindo proteção ao meio ambiente e desburocratização, segundo a ministra “ter licenças mais ágeis não é perder a segurança ambiental”.         

Outro projeto que está na pauta da presidente da FPA é o que propõe uma legislação própria para a demarcação de terras indígenas no Brasil no intuito de garantir maior segurança jurídica ao processo.

Em resumo, as propostas dizem respeito ao agro nacional.

 

Repercussão

A indicação de Tereza Cristina foi bem aceita pelo agronegócio. Publicamente a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) manifestou seu apoio à parlamentar e se propôs a construir uma agenda conjunta para o desenvolvimento da agropecuária e do País. Em nota, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) disse que o agronegócio sai fortalecido com a nova ministra. A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) também avaliou como “excelente” a escolha.

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), disse que a deputada conhece profundamente o agronegócio e tem ótimo relacionamento com entidades. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressaltou que a futura ministra sabe claramente das dificuldades e oportunidades que o setor tem pela frente. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também desejaram sucesso e garantiram apoio à futura ministra.

Para a Scot, a escolha tranquiliza o setor, pela abrangente experiencia da deputada e também por seu temperamento ponderado o que garante habilidade para negociar as demandas da agricultura e da pecuária brasileira.

Em consenso claro, a deputada é vista com bons olhos pelo setor. Segundo líderes, ela atende às expectativas do agronegócio, conhece os desafios da agropecuária brasileira, tem experiência técnica para exercer o cargo, além de boa articulação política e capacidade de diálogo.

 

Primeiros passos na nova gestão

Após ser nomeada, a futura ministra disse que trabalhará pela área de sanidade para evitar contratempos que prejudiquem o setor.

Disse também encarar como urgência as questões de infraestrutura e logística para aumentar a competitividade do agronegócio e resolver questões polêmicas como o tabelamento do frete.

A parlamentar também declarou que o comércio exterior é um ponto que será cuidado com atenção, principalmente com a China, países do Mercosul e com países árabes.

 

Expectativas

Segundo dados de sua campanha eleitoral, como deputada federal, Tereza Cristina levou R$129 milhões em verbas para o Mato Grosso do Sul e aumentou em 200% o crédito rural para o estado.

A expectativa como a futura ministra está por conta de como será o plano de governo e como direcionará os recursos com um cenário fiscal espartano.

Em 2017 o PIB do agronegócio cresceu 13% e o Brasil passou perto de fechar mais um ano de recessão com crescimento de 1%.

Mas, sem dúvida, o maior de todos os desafios será manter a pujança do agronegócio brasileiro, no Brasil e no mundo.

 

Por Scot Consultoria

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

15 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

19 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

20 horas ago