Segundo a Organização Mundial da Saúde (2019), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, contabilizando 18,6 milhões de brasileiros; cerca de 10% da população. O isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 pode agravar esse quadro e gerar ainda mais transtornos psicológicos como estresse, depressão e falta de confiança. Nesse cenário, muitos encontram um refúgio nas videochamadas para familiares e amigos, já outros, buscam nos animais de estimação um pilar emocional.
De acordo com a veterinária Thais Matos, da DogHero, maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina, o convívio com animais de estimação estimula a produção e liberação do hormônio endorfina no corpo da pessoa, o que proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Além do hormônio serotonina que regula o humor, diminuindo assim a carência e ajudando os tutores a passarem pelo isolamento social e a sentirem menos a falta do convívio social.
Siga-nos no facebook e instagram
Os animais também são seres sencientes, ou seja, têm capacidade emocional para sentir alegria, medo, dor e até mesmo saudades. Por isso, é possível criar um vínculo afetivo entre humanos e animais, tornando os pets como membros da família. “Esse elo ocorre por meio da relação de confiança que se cria entre tutor e pet. Além da companhia, a convivência com animais pode funcionar como uma terapia ao ser humano, pois as brincadeiras, conversas e o carinho que eles retribuem e até a aceitação ao tutor sem julgamentos, são capazes de diminuir o estresse, trazer conforto e fortalecendo os laços entre eles”, comenta a especialista da DogHero.
Para o psicólogo Abel Antonio Pinto, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, é fato que o isolamento social pode desencadear transtornos psicológicos como crises de pânico, ansiedade, elevação da pressão arterial, sentimento de solidão, pensamentos obsessivos e compulsão alimentar. Nesse sentido, os animais de estimação e, principalmente, os cães podem contribuir para manter a saúde mental dos tutores e diminuir os transtornos psicológicos. Os cães são os animais que mais sentem empatia com o ser humano e, consequentemente, promovem uma troca verdadeira na relação afetiva, ajudando a diminuir distúrbios de ansiedade e solidão. Ainda, o animal dependerá exclusivamente do cuidado do tutor e isso faz com que ela, a pessoa, se sinta mais útil, aumentando sua autoconfiança, comenta o especialista.
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/dicas-para-passear-com-seu-pet-durante-a-quarentena/
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.