Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
9 de maio de 2025
Personalize
Agronews BrasilAgronews Brasil
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola

Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola

Eclipses solares: história, crenças e curiosidades

Previsão Do Tempo Chuva

Previsão do tempo: áreas do Rio Grande do Sul têm previsão de tempestade até sexta-feira (9)

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Previsão do tempo
Blog

Chuva causa transbordamento de rio em Minas Gerais e Rio de Janeiro

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 5 de janeiro de 2021
Compartilhar
COMPARTILHAR

Conteúdos
Confira a previsão da chuva em do nível dos rios nos próximos dias:Previsão de chuvaPrevisão do nível dos riosRio MuriaéRio Pomba

O grande volume de chuva que caiu nos quatro primeiros dias de 2021 na região entre a Zona da Mata de Minas Gerais e o Noroeste do estado do Rio De Janeiro, elevou os níveis dos rios das bacias do rios Muriaé e Pomba nestes estados. O rio Muriaé transbordou deixando desabrigados em Patrocínio de Muriaé.

Confira a previsão da chuva em do nível dos rios nos próximos dias:

Previsão de chuva

Na região de Muriaé já choveu cerca de 269 mm em 4 dias, de acordo com o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -, superando ligeiramente a média normal de chuva para Janeiro que é de 262 milímetros. Em Patrocínio de Muriaé, o acumulado nos últimos 4 dias foi de aproximadamente 158 mm, no centro da cidade.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Zona região de Itaperuna (RJ), o Instituto Nacional de meteorologia registrou 138,8 MM de chuva acumulados do dia 1 até 9 horas de 4 de Janeiro , O que representa cerca de 70% da Média normal de chuva para janeiro que é de aproximadamente 201 mm .

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre a Região Sudeste do Brasil nos próximos dias, até o final desta semana há previsão de pancadas de chuva com raios, que podem ser moderadas a fortes também sobre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Como os rios já estão cheios, o risco de transbordamento é maior mesmo que não ocorra uma tempestade.

Previsão do nível dos rios

Rio Muriaé

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, em Patrocínio do Muriaé (MG), o rio Muriaé atingiu a cota de inundação nesta segunda-feira, 4 de janeiro. A previsão é de que o nível continue subindo nas próximas horas, mas de forma lenta. No boletim informativo das 21 horas de 4/1/2021, o rio Muriaé em Patrocínio do Muriaé estava transbordando, com cerca de 2,40 metros acima da cota de inundação.

A situação na região de Itaperuna (RJ) é preocupante, pois com o impacto da onda de cheia na tarde desta segunda-feira, o rio Muriaé atingiu a cota de inundação que é de 4,00 metros.

A previsão do Serviço Geológico é de que o nível do rio continue se elevando em Itaperuna e transborde na madrugada desta terça-feira, 5 de janeiro, atingindo o nível de 5,29 metros, tendo grande impacto no município.

Em Patrocínio do Muriaé, o rio Muriaé atingiu 7,10 metros às 15 horas de 4/1/2021, superando em mais de 2,00 metros a cota de inundação, que é de 5,00 metros. A Defesa Civil do município contabilizou 150 desabrigados.

Situação do rio Muriaé às 21h de 4/1/2021

Ainda de acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil, em Cardoso Moreira (RJ), o rio Muriaé também superou a cota de alerta de 5,00 metros. A previsão é de que o nível do rio continue se elevando e alcance 6,82 metros. Porém, ainda não há previsão de inundação, que ocorre na cota de 7,50 metros.

Rio Pomba

Outra preocupação na região de divisa de Minas Gerais com o Noroeste do Rio de Janeiro é a bacia do rio Pomba, onde os rios também atingiram a cota de alerta na tarde de 4/1/2021. Por enquanto, segundo o Serviço Geológico, a situação na bacia do rio Pomba é menos preocupante em comparação ao rio Muriaé.

Em Santo Antônio de Pádua (RJ), a previsão é que o rio Pomba suba ao nível de 3,04 metros na madrugada desta terça-feira, 5 de janeiro, se aproximando da cota de inundação que é de 3,10 metros.

Em Aperibé, a previsão é de que o rio Pomba também se eleve até a cota de 2,74 metros, sendo que a cota de inundação é de 3,60 metros.

Situação do rio Pomba às 21h de 4/1/2021

Por Climatempo

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

TAGS:chuvaclimaclimatempominas geraisprevisão do temporio de janeirotempo
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola
Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola
Dicas de Especialistas Notícias
Eclipses solares: história, crenças e curiosidades
Curiosidades Notícias
Previsão Do Tempo Chuva
Previsão do tempo: áreas do Rio Grande do Sul têm previsão de tempestade até sexta-feira (9)
Notícias Previsão do tempo
Mato Grosso
Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso
Mato Grosso Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Confira a previsão do tempo de 6 a 12 de maio

previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: tempo severo se mantém em áreas da Bahia até amanhã (6)

previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

1
chuva
NotíciasPrevisão do tempo

Veja a previsão do tempo de 29 de abril à 05 de maio

Previsao Do Tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: semana inicia com queda de temperatura no Centro-Sul

previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: temporais atingem São Paulo nesta quinta-feira

1
previsão do tempo
NotíciasPrevisão do tempo

Previsão do tempo: Chuvas intensas no Mato Grosso do Sul e Paraná a partir de amanhã (24), confira!

1
Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?