Segundo Ministério da Agricultura – MAPA, a abertura do mercado de exportação pode começar a partir deste mês. O estado tem o maior rebanho bovino do país.
Mato Grosso pode voltar a exportar carne bovina para o exterior a partir deste mês. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou que o país pode voltar a exportar carne in natura para os Estados Unidos.
Devido à abertura do mercado de exportação, o estado deve ser beneficiado, já que é o maior exportador de carne bovina do país. Em 2019, ao todo, foram produzidas 428,11 mil toneladas de carne, o que corresponde a um aumento de 21,89% em comparação com 2018.
O estado conta atualmente com um rebanho de mais de 30 milhões de animais. O comunicado do Mapa foi divulgado na sexta-feira (21).
“Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada há muito tempo: a reabertura do mercado de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano“, disse a ministra Tereza Cristina.
Segundo o Mapa, as compras de cortes bovinos do país foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido às repercussões provocadas pela vacina contra a febre aftosa nos rebanhos.
Veja também:
- Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
- Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo
- Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?
- Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas
- Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos
Por: AGRONEWS BRASIL, com informações do G1 e MAPA.