Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
29 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Do curral à indústria - O caminho do leite no sertão nordestino

Do curral à indústria – O caminho do leite no sertão nordestino

Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT

Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT

mercado do boi

Arroba do boi segue em queda, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Mercado Financeiro

Análise: Difícil para todos no mercado de leite

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 8 de julho de 2021
Compartilhar
COMPARTILHAR

Conteúdos
Visão para o produtor de leiteMercado de leiteVisão para os laticíniosOlhando para frente

A última medição pelo Cepea do preço do leite recebido pelo produtor no final de junho apontou elevação de 8% frente ao mês anterior, para R$ 2,20/litro, sendo o maior valor histórico para o mês, em termos reais. Embora em um primeiro olhar o patamar sugira um momento espetacular para o produtor, quando observada a atividade leiteira sob a ótica da relação de troca leite/milho, fica claro que a alta recente do leite apenas aliviou um pouco relação, que segue em alto patamar histórico.

Visão para o produtor de leite

Esta melhora do indicador para o produtor de leite também teve a influência da queda do preço do milho em junho, da ordem de 9,5% no Triangulo Mineiro, associada ao início da entrada em comercialização do milho safrinha e da apreciação cambial. Apesar disso, novos estragos em áreas de milho safrinha mais tardias em função das geadas nos últimos dias voltaram a adicionar preocupação ao reduzir ainda mais a expectativa de produção da segunda safra, o que significa que a continuidade do movimento de queda do milho é incerta.

A seca desde o último verão afetou o produtor de leite de duas maneiras: a primeira foi o comprometimento precoce da qualidade das pastagens nas regiões Sudeste e Centro Oeste, principalmente, antecipando a necessidade de suplementar o rebanho.

mercado de leite

Mercado de leite

Além disso, a estiagem afetou o potencial de produção de milho, primeiramente na Região Sul no caso do milho verão, e mais recentemente o milho safrinha na maior parte das principais bacias leiteiras, mantendo o mercado do cereal escasso e consequentemente caro. A qualidade das silagens produzidas também foi prejudicada pelo clima adverso.

Com isso, vem ficando difícil manter o crescimento da captação de leite, que pelo indicador do Cepea desacelerou de 5,6% em março para 3,6% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. Já em comparação com o mês anterior, a última alta observada foi em dez/20.

Essa situação no campo vem elevando a disputa dos laticínios pela matéria prima, o que se reflete nas cotações do produto no mercado spot, acima das referências.

Além disso, o estímulo ao investimento na atividade leiteira também segue baixo sob a ótica do valor da @ da vaca (descarte), sendo necessários 136 litros/@ frente a média histórica próxima a 110 l/@.

mercado de leite

Visão para os laticínios

Sob a ótica dos derivados lácteos, a situação também é desafiadora, afinal, ao seguirem com preços historicamente elevados, acabam desestimulando a demanda, que tem se mostrado frágil sem a presença de um auxílio emergencial mais robusto como o do ano passado.

mercado de leite

Além disso, mesmo com os preços de alguns dos derivados bem acima de um ano atrás, caso do leite em pó (20,5%), leite C (28,8%) e outros queijos com elevações superiores a 20%, outros dois importantes produtos, UHT e muçarela subiram apenas 5,5%, o que mantém os spreads da indústria nestes produtos dos mais baixos da história. Há um ano, o preço do leite ao produtor ainda não havia escalado mas os derivados sim, o que ampliou bastante os spreads, fortaleceu o interesse dos laticínios o que acabou ajudando na subida do preço ao produtor.

Ou seja, neste momento o cenário é bem diferente, com necessidade da indústria em repassar custos aos consumidores finais e possibilidade de altas adicionais na matéria prima em meio a oferta restrita pelo menos até a melhora da condição das pastagens por volta do último trimestre do ano.

Olhando para frente

Um gradual aumento da captação geralmente ocorre a partir de julho/agosto, em função da melhora das condições na Região Sul com as pastagens de inverno. Entretanto, no Sudeste e Centro Oeste, a baixa qualidade das pastagens e a ração cara, devem seguir limitando a recuperação, o que sugere um ritmo de produção, no agregado, mais contido relativamente ao ano passado.

mercado de leite

Do lado da demanda, o viés de melhora nas projeções de recuperação do PIB para este ano, na esteira do avanço da vacinação, trás um alento para as expectativas de consumo, embora pouca melhora deva ocorrer em termos de emprego e consequentemente na massa de salários. Uma melhora do consumo também deve ser desafiada pelo aumento da inflação em geral, o que impacta o consumo de alimentos das famílias de menor renda.

Já a possibilidade de um Real mais apreciado, caso ocorra, pode trazer algum alívio aos produtores do lado dos custos dos grãos, porém eleva a atratividade das importações por parte da indústria, sobretudo diante do cenário preços firmes ao produtor.

Finalmente, vale destacar que com a provável firmeza do preço do boi e da vaca descarte, o produtor de leite deve continuar sensível à possibilidade de reduzir seu rebanho, o que teria um consequente e rápido efeito negativo na oferta de leite.

Por: ITAU BBA – Radar Agro

AGRONEWS – Informação para quem produz

TAGS:leitemercado do leitepreço do leiteprodutores de leite
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Do curral à indústria - O caminho do leite no sertão nordestino
Do curral à indústria – O caminho do leite no sertão nordestino
Dicas de Especialistas Notícias
Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT
Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT
Notícias
mercado do boi
Arroba do boi segue em queda, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Etanol
Etanol enfrenta nova queda: avanço na moagem pressiona preços desacelerando negócios
Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Pecuária de leite em Cuiabá
Dicas de EspecialistasNotícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

leite
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Preço do leite em Mato Grosso segue trajetória de alta e se aproxima de picos históricos, confira!

leite
Dicas de EspecialistasNotícias

Silagem de inverno é alternativa para produção de leite na Região Sul

leite
Mercado FinanceiroNotícias

Captação de leite no Brasil atinge o 2º maior volume histórico, impulsionada por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina

Como produzir 100 mil litros de leite por dia Visitamos uma fazenda que faz isso
Dicas de EspecialistasNotícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Dicas de EspecialistasNotícias

Comportamento de bovinos leiteiros e seus impactos na produção e seleção genética

CuriosidadesNotícias

Por que o leite derrama quando ferve? aprenda 3 truques para evitar

leite
Mercado FinanceiroNotícias

Leite: crescimento em meio a desafios do setor em 2025

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?