Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
8 de junho de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor

O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor

Musk Mineiro Cria O Primeiro Cyberfusca Do Mundo Agronews

Musk mineiro cria o primeiro CyberFusca do mundo

1
previsão do tempo

Veja como será o clima no Brasil em junho!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
"O Marketing fora da porteira", palestra com Ricardo Nicodemos - presidente da ABMRA
Blog

"O Marketing fora da porteira", palestra com Ricardo Nicodemos – presidente da ABMRA

Dany Balieiro
Por Dany Balieiro
Published: 15 de julho de 2022
Compartilhar
COMPARTILHAR

O comunicador falou sobre a proposta do setor ser melhor divulgado com estratégias da comunicação regionalizada entre empresários do campo e comunicadores

Por Jonas da Silva/AGRONEWS®

Conteúdos
O comunicador falou sobre a proposta do setor ser melhor divulgado com estratégias da comunicação regionalizada entre empresários do campo e comunicadoresNo vídeo abaixo você pode assistir a palestra completa. Aperte o play!O Marketing fora da porteira – Ricardo NicodemosCadeia produtiva e imagemPesquisa e nova comunicação

Os empresários rurais das 5 milhões de propriedades da agropecuária brasileira precisam falar mais para serem entendidos após a porteira do agronegócio. Esse foi o tom da palestra “Marketing fora da porteira”, do presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA, Ricardo Nicodemos, durante o Fórum das Cadeias Produtivas e na abertura da 54ª Expoagro no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá/MT.

No vídeo abaixo você pode assistir a palestra completa. Aperte o play!

O Marketing fora da porteira – Ricardo Nicodemos

Nicodemos traçou um paralelo sobre quando nascemos para explicar a importância da comunicação para o agronegócio e a série de críticas que enfrenta. Citou uma frase emblemática do empresário Marcel Telles, presidente do conglomerado Inbev, segunda a qual, “o óbvio não existe!”. “A gente acha que a população sabe o que fazemos. Nos primeiros momentos de vida, aprendemos duas coisas. A primeira é nos comunicar e a segunda, a nos alimentar. Essas duas vertentes ajudam a construir a imagem do agro”, resumiu.

Nicodemos falou sobre a proposta do setor ser melhor divulgado, entendido e ter sua importância reconhecida pela população. Trata-se da comunicação regionalizada e a interlocução entre empresários do campo e comunicadores, como jornalistas e produtores de jornalismo profissional. “Um dos projetos nosso é o Conexões ABMRA. Parcerias de dentro da porteira e de fora da porteira para falar com produtores. Temos 240 associações do agro. Precisamos fazer comunicação regionalizada”, atesta.

“Nós somos catalisadores de conteúdo para vocês. Temos que criar comitê de jornalistas. Trazer pessoas e criar comunicação simples e transformar conteúdo palatável, simples de forma que a população entenda os produtores”, exemplifica sobre a importância do “Road Show para jornalistas e influenciadores agro” realizado na 54ª Expoagro.

“É preciso fazer com que o produtor do café converse com o produtor de leite. Para a união ter força. Há 50 anos atrás quando o Brasil teve dificuldade de escassez de alimentos. Tiveram que conversar e crescer. Temos que pensar os próximos 50 anos”, completou.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Cadeia produtiva e imagem

Ricardo Nicodemos - ABMRA
Ricardo Nicodemos – Presidente da ABMRA

Em sua explanação ele ainda enumerou 10 setores da extensa cadeia produtiva do agro para jornalistas e influenciadores do agronegócio sobre o impacto dos produtos do campo na vida das pessoas. Como órgãos de pesquisas, universidades, indústria de insumos, produtores, indústria de alimentos, antes de chegar aos consumidores. Não é pouco, pois o setor todo faturou e movimentou em 2021 o valor fora da realidade para o cidadão comum: R$ 1,129 trilhão. “Precisamos ter visão sistêmica da cadeia produtiva. O agro não é sozinho”, propôs.

Ele ainda mostrou uma panorâmica das últimas 5 décadas, quando o Brasil deixou de ser ameaçado pela falta de alimentos, como divulgava em 1968 um jornal com o texto “Escassez alimentar no Brasil”, e já em 2020, com imagem positiva do agronegócio em capas de revistas como Forbes – “A Força do Agro” -; Veja – “Fazendas Verdes”; e Globo Rural – “O Agro é Delas”.

O presidente da ABMRA sugere o mesmo caminho que fizeram incipientes produtores lá atrás para superar o atual momento da falta de entendimento do peso do agro na economia do Brasil.

“Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Comunicação são estratégias e são escolhas”, afirma. “O agro precisa sair de fora da porteira e falar e ter a empatia da população para os produtos do agronegócio”, defende Ricardo Nicodemos.

Ele comparou a falta de entendimento de marcas consagradas sobre entendimento do agronegócio, como propagandas recentes de má comunicação da Heineken, Bradesco e Spoleto sobre o setor.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Pesquisa e nova comunicação

Durante sua exposição, Ricardo Nicodemos apresentou a síntese da 8ª “Pesquisa ABMRA hábitos do produtor rural”, realizada em profundidade com entrevistas pessoais, de uma hora e meia de duração com 278 questões. Uma radiografia do setor. Informações necessárias para se compreender bem de perto os empreendimentos rurais e entender quais estratégias se utilizar para comunicar.

Na compilação de dados de todo o Brasil se soube, por exemplo, que a faixa etária média do produtor rural brasileiro é de 46,4 anos. Que apenas 10% dos produtores têm formação universitária. E um dado interessante de que 80% dos produtores declaram estar na profissão por seguir a tradição da família. E, por fim, 11% declarou ser produtor porque o setor é rentável, apresentou Ricardo Nicodemos.

AGRONEWS® é informação para quem produz

TAGS:54 expoagroabmraagronewsExpoagromarketing fora da porteiraricardo nicodemosroad show
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image

Recentes

O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor
O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor
Dicas de Especialistas Notícias
Musk Mineiro Cria O Primeiro Cyberfusca Do Mundo Agronews
Musk mineiro cria o primeiro CyberFusca do mundo
Curiosidades Notícias
previsão do tempo
Veja como será o clima no Brasil em junho!
Notícias Previsão do tempo
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Lançamento da 57ª Expoagro resgata grandiosidade do evento e importância para capital Cuiabá
Notícias

Lançamento da 57ª Expoagro resgata grandiosidade do evento e importância para capital Cuiabá

Prefeito de Cuiabá Abílio Brunini
Notícias

Prefeito de Cuiabá diz que ser ministro da agricultura no governo PT e “B*** é a mesma coisa”

Veja 7 curiosidades sobre Mazzaropi
CuriosidadesNotícias

Veja 7 curiosidades sobre Mazzaropi

2
Dobermann, o cachorro leal e silencioso
Mundo AnimalNotícias

Dobermann, o cachorro leal e silencioso

Presidente do TCE-MT defende Cuiabá como a "capital do agronegócio brasileiro"
Notícias

Presidente do TCE-MT defende Cuiabá como a “capital do agronegócio brasileiro”

Show Rural Coopavel (2)
Notícias

Show Rural Coopavel movimenta mais de R$ 7 bilhões e bate recorde histórico

4 raças de cachorros ideais para pequenos apartamentos
Mundo AnimalNotícias

4 raças de cachorros ideais para pequenos apartamentos

O Marketing no Agro Cases de Sucesso e a Comunicação Estratégica
Uncategorized

O Marketing no Agro: Cases de Sucesso e a Comunicação Estratégica

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?