Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
18 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Pecuária de leite em Cuiabá

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

algodão

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

suíno

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
café
Mercado Financeiro

Café: arábica corresponde a 67% e conilon a 33% da produção dos Cafés do Brasil

Dany Balieiro
Por Dany Balieiro
Published: 28 de maio de 2022
Compartilhar
COMPARTILHAR

Safra brasileira total está estimada em 53,42 milhões de sacas de 60kg, sendo 35,71 de café arábica e 17,71 milhões de conilon

A safra dos Cafés do Brasil estimada para o presente ano de 2022 totaliza um volume físico equivalente a 53,42 milhões de sacas de 60kg. Desse total, 35,71 milhões de sacas são da espécie de café arábica, o que representa em torno de 66,84% da safra, e 17,71 milhões de sacas da espécie de conilon, que correspondem a 33,15%. Caso essa estimativa se confirme nos próximos levantamentos, a safra 2022 terá um aumento significativo de 11,96% da produção nacional de cafés, se tais números forem comparados com a produção anterior, na qual o País colheu um volume total de 47,71 milhões de sacas.

Neste mesmo contexto, há que se ressaltar que a produção de café, exclusivamente da espécie arábica, em 2022, terá um aumento de 13,6% no volume, em comparação com a safra anterior. Quanto à produção de café conilon, em contrapartida, os números levantados para a safra 2022 apontam um acréscimo na colheita de 8,7%, em relação ao ano-cafeeiro anterior.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Com relação à área total cultivada, em todas as regiões produtoras, tanto com cafés da espécie arábica como de conilon, no ano objeto desta análise, os levantamentos realizados estimam um acréscimo de 1,9% em relação à safra anterior ao totalizar 2,24 milhões de hectares, dos quais 81% são destinados ao cultivo de café arábica, e 19% à produção de café conilon. E, quanto à área exclusivamente em produção, os dados pesquisados indicam uma área de 1,84 milhões de hectares, a qual será 1,8% maior que no ano de 2021. E, em complemento, a área em formação ocupará 401,2 mil hectares em 2022, o que também representa um acréscimo de 2,5% em comparação à temporada passada.

A fonte principal dos dados estatísticos que estão permitindo realizar esta análise foi obtida do Acompanhamento da Safra Brasileira Café – Segundo Levantamento – maio 2022, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. A Conab realiza e divulga quatro levantamentos anualmente. O primeiro em dezembro, com divulgação em janeiro. O segundo em abril, com divulgação em maio. O terceiro em agosto e divulgado em setembro. O quarto é realizado em novembro e divulgado em dezembro, quando todos os dados são consolidados.

De acordo ainda com os dados deste Levantamento da Conab, o qual se encontra disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, os seis maiores estados produtores de café da Federação são: Minas Gerais, maior produtor nacional, que espera colher nesta safra 24,79 milhões de sacas de café beneficiado; Espírito Santo – 16,45 milhões de sacas;  São Paulo – 4,43 milhões; Bahia – 3,64 milhões;  Rondônia – 2,64 milhões de sacas; e  por fim, o estado do Paraná, na sexta posição, com 552,9 mil sacas de 60kg.       

O Relatório da Conab destaca ainda que: “O efeito da bienalidade positiva esperado para esta safra ocorreu timidamente na atual safra. As condições climáticas, registradas entre junho e setembro de 2021, foram determinantes para esta quebra de expectativa. Deficit hídrico severo e geadas pontuais foram os responsáveis pela diminuição do potencial produtivo das lavouras de café na maioria das regiões produtoras. As boas floradas registradas em setembro e outubro, no início das chuvas, não refletiram em um bom pegamento de frutos. Mesmo as boas precipitações ocorridas a partir de outubro, e que se mantiveram até março de 2022, conseguiram reverter essa situação”.

Por Embrapa

AGRONEWS® é informação para quem produz

TAGS:cafécafé arábicacafé conilonprodução de cafésafra 2022safra de cafésafra de café 2022safra de café arábicasafra de café conilon
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Pecuária de leite em Cuiabá
Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite
Dicas de Especialistas Notícias
algodão
Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
suíno
Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!
Mercado Financeiro Notícias
mercado da soja grãos
Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Café
Mercado FinanceiroNotícias

Exportações de cafés verdes em nível mundial atingiram o total de 42,79 milhões de sacas no período de outubro a janeiro

mercado do café
Mercado FinanceiroNotícias

Cotações do café perdem fôlego e interrompem sequências de altas

café
Mercado FinanceiroNotícias

Produção total de café em nível mundial foi estimada em 174,9 milhões de sacas de 60kg para doze meses

mercado do café
Mercado FinanceiroNotícias

Preços mínimos para safra 2025/26 de café, laranja, sisal e trigo são atualizados, confira!

Café
GeralNotícias

Paraná tem plano para expansão da cafeicultura

Café
Dicas de EspecialistasNotícias

Pesquisa do Sistema Faemg Senar aponta impactos climáticos na cafeicultura mineira

1
Café
Dicas de EspecialistasNotícias

Queda de chumbinhos no café reforça importância do manejo frente à seca

mercado do café
Mercado FinanceiroNotícias

Café: Sem sinais de melhora na oferta, futuros do arábica atingem novo recorde

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?