Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
13 de maio de 2025
Personalize
Agronews BrasilAgronews Brasil
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
milho

Com retração expressiva, exportação de milho de Mato Grosso enfrenta novos desafios na safra 2023/24

previsão do tempo

Previsão do tempo de 13 a 19 de maio, confira!

Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola

Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

Perda de abelhas assusta apicultores de todo o mundo

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 13 de outubro de 2017
Compartilhar
COMPARTILHAR

Importante agente polinizador da natureza e responsável pela produção de um dos alimentos mais consumidos no mundo, as abelhas estão ameaçadas

O problema, que não se restringe apenas ao Brasil e se apresenta como uma questão global, é preocupante: “Se nada for feito, poderemos ter problemas na produção mundial de alimentos”, afirma Bruno Souza, pesquisador da Embrapa Meio –Norte.

O Brasil é o 10º produtor mundial de mel e ceras, com números expressivos: de janeiro a setembro deste ano, o Brasil já exportou quase 21 mil toneladas de mel, faturando US$ 93,4 milhões. Em todo o ano de 2016, as exportações chegaram a pouco mais de 24 mil toneladas, com um faturamento de US$ 92 milhões. Os Estados Unidos foram o maior importador, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O mel é o mais importante produto apícola da pauta de exportação brasileira. De Norte a Sul do País, a produção de mel é uma atividade que se mantém firme. Em 2016, segundo o IBGE, o Brasil produziu quase 40 mil toneladas. Cinco estados ficaram no pelotão de frente: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

“Por ser um dos mais importantes agentes polinizadores, as abelhas ajudam no equilíbrio das culturas agrícolas. Se fôssemos quantificar a importância desse trabalho feito pelas abelhas na cadeia produtiva, este seria de 30 a 100 vezes o valor monetário arrecadado com a venda do produto. À medida que vamos perdendo as abelhas, todo esse equilíbrio fica ameaçado”, resume Souza.

O pesquisador cita três fatores como causas do problema: o uso inadequado de agrotóxicos e desmatamentos, as mudanças climáticas e a chamada Desordem do Colapso das Colônias (DCC).

“No Nordeste, por exemplo, muitas áreas perderam suas vegetações nativas e passaram a ter o cultivo de frutas e outras culturas agrícolas. Isto impacta diretamente nas abelhas que passam a não ter mais seus locais ideais para colmeias. Também precisamos trabalhar em parceria com os agricultores para a utilização de agrotóxicos adequados, que não exterminem as abelhas”, explica Souza.

Ele diz, ainda, que o mel brasileiro é um dos mais ricos do mundo, justamente pela diversidade de pólens encontrados nele. Quando se tem grandes áreas com uma mesma cultura agrícola, esta diversidade cai.

Já o DCC é caracterizado pela rápida diminuição de abelhas operárias em uma colônia, afetando diretamente a produção de mel, própolis, pólen apícola e geleia real. Esse fenômeno também está sendo associado ao uso de alguns herbicidas.

“Não podemos nos esquecer, também, do impacto socioeconômico com uma possível redução na produção de ceras e mel. No Brasil está é uma atividade, muitas vezes, familiar”, destaca Bruno Souza.

Um trabalho de fôlego para buscar soluções para o problema será desenvolvido de 16 a 18 deste mês, em Teresina, durante o Simpósio sobre Perda de Abelhas no Brasil. O evento é uma realização da Embrapa Meio-Norte, Sebrae e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: SNA

TAGS:abelhasapicultoresassustamundoperda
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

milho
Com retração expressiva, exportação de milho de Mato Grosso enfrenta novos desafios na safra 2023/24
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
previsão do tempo
Previsão do tempo de 13 a 19 de maio, confira!
Notícias Previsão do tempo
Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola
Link Comercial entra no mercado de fertilizantes com 60 mil toneladas de ureia agrícola
Dicas de Especialistas Notícias
Eclipses solares: história, crenças e curiosidades
Curiosidades Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Flow Hive Apicultores Criam Colmeia Com Fluxo Contínuo De Mel 4
Dicas de EspecialistasNotícias

Flow Hive: Apicultores criam colmeia com fluxo contínuo de mel

10
Agrivoltaicos: Pesquisa releva que fazenda solares potencializam repovoamento de abelhas
Dicas de EspecialistasNotícias

Agrivoltaicos: Pesquisa releva que fazendas solares potencializam repovoamento de abelhas

1
CuriosidadesNotícias

Existem 5 tipos de curiosidades: descubra qual delas você tem

Um Apicultor Casca Grossa, Hollywood explora Agricultura Familiar

Polinização na agricultura: Abelhas impulsionam produtividade sustentável

Curiosidades

Quem são os 3 maiores proprietários de terra do mundo? ESSA EU NÃO SABIA!

Dicas de EspecialistasMAPA

Apicultura: Mapa lança manual inédito sobre doença das abelhas

CuriosidadesMundo Animal

Pesquisadores descobrem que abelhas produzem carga elétrica atmosférica

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?