Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
22 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Mato Grosso seguro rural

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!

previsão do tempo

Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!

Boi

Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

União Europeia: Tendências da carne de frango em 2018

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 28 de setembro de 2017
Compartilhar
COMPARTILHAR

Em suas primeiras projeções sobre o possível comportamento da carne de frango no ano que vem entre os 28 paises integrantes da União Europeia, o Departamento de Agricultura dos EUA estima que a produção vindoura terá um índice de crescimento muito similar ao esperado para 2017, de cerca de 1,5%

Sobem, também, as vendas externas do produto europeu. Isto, depois de um recuo de quase 2% em 2017, causado principalmente pelos inúmeros surtos de Influenza Aviária que afetaram praticamente todo o bloco na maior parte do corrente exercício.

A expectativa, neste caso, é a de que as exportações aumentem perto de 2,5% e fiquem em torno de 1,280 milhão de toneladas. Mas mesmo isto representa aumento de menos de meio por cento em relação a 2016.

No tocante às importações de carne de frango, o USDA estima que terão crescimento zero em 2018. Isto, no entanto, após uma redução que, em 2017, deve superar os 5,5%, afetando principalmente as exportações brasileiras, principal fornecedora dos europeus. Efeito, sobretudo e ainda, dos desdobramentos da Operação Carne Fraca – como explica o analista do órgão norte-americano.

De toda forma, o Brasil (com cerca de 330 mil/t em 2017) e Tailândia (agora com mais de 270 mil/t e, portanto, se aproximando do Brasil) permanecem como principais fornecedores da União Europeia. É provável, no entanto que ambos percam mercado em 2018, pois o terceiro fornecedor europeu, a Ucrânia, vem expandindo significativamente seu fornecimento a partir de um acordo de livre comércio com a UE e graças à proximidade do bloco.

Finalmente, em relação ao consumo, o USDA prevê que se manterá estável no biênio 2017-2018, acompanhando apenas o crescimento vegetativo local. Isto, note-se, porque a carne de frango continua mais acessível ao consumidor europeu que as carnes bovina e suína.

A propósito, o analista do USDA observa que em 2017 as classes de baixa renda reduziram o consumo de proteínas, direcionando-o para os carbohidratos – macarrão, por exemplo. E cita, ainda, que as vendas dos cortes mais baratos de carne de frango (asas, pés, pernas) se expandiram muito mais que as de peito de frango ou do frango inteiro. Ou seja: consumidor em dificuldade não é privilégio brasileiro. No caso europeu, isto deve se estender a 2018.

Em seu levantamento, o USDA também aponta os principais países produtores de carne de frango da União Europeia (gráfico abaixo, à direita). Mostra, por exemplo, que a Polônia lidera a produção, com 18% do total produzido. Supera, assim, a produção somada de outros 18 países (não integrantes do rol principal) responsáveis, em conjunto, por 15% da produção da UE.

 

Fonte: Avisite

TAGS:carneeuropeiafrangotendencias
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Mato Grosso seguro rural
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
previsão do tempo
Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!
Notícias Previsão do tempo
Boi
Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos
Mercado Financeiro Notícias
Grãos ardidos do milho safrinha
O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
suíno
Mercado FinanceiroNotícias

Suíno: carne suína dá salto estratégico e ganha espaço no prato do consumidor brasileiro

exportações
Mercado FinanceiroNotícias

Exportações de carne de frango avançam 13,8%

suino
Mercado FinanceiroNotícias

ABPA celebra nova oportunidade para aves e suínos em São Vicente e Granadinas

Mercado FinanceiroNotícias

Janeiro termina com oscilações nos preços do frango

Boi
Mercado FinanceiroNotícias

Produção de carnes ultrapassa 31 milhões de ton em 2024 e atinge novo recorde na série histórica da CONAB

Mercado FinanceiroNotícias

Frango: A queda do poder de compra dos avicultores

aves
Dicas de EspecialistasNotícias

Qualidade de matérias-primas da ração é imprescindível para o bom desempenho das aves

Como anda a Moratória da soja e da carne em Mato Grosso
Direito AmbientalNotícias

Como anda a Moratória da soja e da carne em Mato Grosso?

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?