Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
25 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
boi

Boi: preços das carnes caem, confira!

Mato Grosso seguro rural

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!

previsão do tempo

Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

2017/18: Saldo mundial de açúcar deve voltar a registrar um superávit de 2,6 mi ton

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 6 de setembro de 2017
Compartilhar
COMPARTILHAR

Depois de dois anos de déficit, crescimento reduzido da demanda e perspectivas boas para os principais players do Hemisfério Norte devem levar a superávit

Após dois anos de déficit global de açúcar, o balanço mundial de oferta e demanda do produto deve voltar ao campo positivo. Segundo a INTL FCStone, a safra excedente alcançará 2,6 milhões de toneladas no ciclo 2017/18.

Parte deste resultado diz respeito ao avanço na produção global de açúcar, para 187,4 milhões de toneladas, um incremento de 5,4% na comparação com 2016/17. Entre os destaques deste crescimento, deve-se mencionar a Índia e Tailândia.

No primeiro, o rápido plantio de cana no ano passado deve render frutos este ano, aumentando a área colhida e reduzindo a idade média dos canaviais. Com isso é provável que ocorra forte recuperação na produção de açúcar, principalmente no estado de Maharashtra, levando a INTL FCStone a estimar o total do país em 24,5 milhões de toneladas (valor branco).

Já na Tailândia, o aumento de área, combinado com o clima muito positivo até o momento nas principais regiões canavieiras, levou a novo aumento na produção de açúcar, agora para 11,9 milhões de toneladas (+12,9%), o que representaria um novo recorde para o país. Na China a situação é semelhante, com aumento de área e clima favorável, levando a aumentar a estimativa para 10,6 milhões de toneladas (valor branco), 13,7% acima de 2016/17.

Na União Europeia, o clima próximo da normalidade ao longo dos últimos meses na França e Alemanha reduziram o risco de quebra agrícola no bloco. Entre os outros países produtores, a expectativa de produtividade reduzida devido ao clima muito úmido no plantio da beterraba na Polônia deve ser compensada por rendimento acima do normal na Inglaterra e na região do Benelux. A estimativa de produção no bloco saltou para 18,6 milhões de toneladas, 18,6% acima da safra passada.

No campo negativo, o único grande produtor responsável pela redução foi o Brasil, com estimativa de produção do Centro-Sul para 34,1 milhões de toneladas (tel quel), 3,9% abaixo do projetado para a safra global 2016/17. Já para a região Norte/Nordeste, 2,9 milhões de toneladas (tel quel), 3,2% abaixo do ciclo atual.

“O principal motivo para este comportamento dissonante é a flexibilidade produtiva de grande parte das usinas do país, o que permite que as empresas direcionem uma maior parte da matéria-prima para a produção de etanol como resposta ao cenário de baixos preços no mercado internacional do açúcar”, explicou o analista de mercado, João Paulo Botelho.

Pelo lado da demanda global, a INTL FCStone estimou 184,8 milhões de toneladas, 1% acima da safra anterior. “O menor patamar de preços esperado para a safra deve incentivar o aumento na procura pelo adoçante, principalmente em países emergentes. Entretanto, restrições à importação em alguns mercados, com destaque para Índia e China, devem limitar este movimento”, avaliou Botelho.

Com essa expectativa, o grupo calculou que os estoques globais chegariam a 69,4 milhões de toneladas, 3,9% acima de 2016/17, mas 6,1% abaixo da média das cinco safras anteriores. Já a relação estoques/uso, por sua vez, subiria para 37,6%, 3,8 pontos percentuais abaixo da média das últimas cinco safras.

Por INTL FCStone

TAGS:mundialregistrarsaldosuperavitvoltar
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

boi
Boi: preços das carnes caem, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Mato Grosso seguro rural
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
previsão do tempo
Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!
Notícias Previsão do tempo
Boi
Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos
Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Soja
Mercado Financeiro

Agronegócio brasileiro surpreende e começa 2022 com superávit de US$ 7,7 bilhões

Impacto da oferta mundial do açúcar faz preços caírem nas bolsas

Consumo mundial de carne de frango em 2017, pelo USDA

Tendências da produção mundial de carne de frango em 2018

Acrimat participa de encontro mundial da carne

Maggi: Brasil pode ampliar ainda mais a participação no mercado mundial de aves e suínos

Balança Comercial tem superávit de US$ 6.298 bilhões em julho

Trigo: Com menor oferta mundial em 2017/18 pode afetar o Brasil

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?