Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
16 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
vazio sanitário da soja

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Chuvas previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até terça-feira (20)

previsão do tempo

Previsão do tempo: Calor e umidade favorecem chuvas no Norte do país

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

5ª Reunião do Programa Feed & Food seguro feddlatina peloprojeto 345 do STDF/OMC

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 29 de junho de 2017
Compartilhar
COMPARTILHAR

O Programa Feed&Food Seguro FeedLatina consiste no esforço mútuo entre instituições internacionais, iniciativa privada e órgãos oficiais da América Latina na busca do alinhamento de medidas capazes de harmonizar e equilibrar as regulações entre os países sobre alimentação animal, otimizar os processos comerciais entre países e, acima de tudo, apoiar o desenvolvimento de capacidades dos profissionais para garantir a inocuidade dos alimentos e o desenvolvimento sustentável da região

Buenos Aires (Argentina), 28 de junho de 2017 – Realizado pela Associação das Indústrias de Alimentação Animal da América Latina e Caribe (FeedLatina, Montevideo/ Uruguai) e com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU, Roma/Itália), da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, Paris/França) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA, San Jose/Costa Rica),  foi realizado de 12 a 15 de junho a 5ª Reunião do Comitê Técnico Misto do Programa 345/STDF da Organização Mundial de Comércio (OMC): Programa Feed&Food Seguro FeedLatina na capital argentina, Buenos Aires.

O encontro que chega à sua 5ª edição trouxe como mote na semana que seguiu temas como: Integração regional, cooperação pública-privada e análise comparativa nas regulamentações por países do bloco para que assim, avancem as melhores práticas para inocuidade dos alimentos destinados à produção de proteína animal bem como o comércio entre a Região, com base no princípio da equivalência de instrumentos e procedimentos regulatórios.

De acordo com o Presidente da FeedLatina, Antonio Pedroza, a presença dos associados da entidade, bem como apoiadores do programa – FAO, OIE e IICA –, de membros oficiais dos ministérios relacionados à agricultura e pecuária que compõem os países da Região e das associações de classes vindouras de países como México, Brasil, Argentina e Uruguai demonstraram, de forma uníssona, a vontade dos envolvidos pela construção de uma rede de intercâmbio de informações e ações para o desenvolvimento da cadeia de alimentação animal do continente em questão. “A FeedLatina foi criada por expoentes na produção de ração do continente – Brasil, México e Argentina – e hoje conta com quase a totalidade dos países inseridos no segmento com a missão de dar relevância em um ambiente mundial para o bloco no que tange à nutrição e saúde animal”, destaca.

Já sobre o projeto STDF/PG345 – Programa Feed&Food Seguro FeedLatina, iniciado em fevereiro de 2014, a Diretora Executiva da FeedLatina, também idealizadora e responsável pelo projeto, Flavia Ferreira de Castro, lembra que da primeira até a quarta reunião do comitê Técnico Mixto, fruto da cooperação público-privada entre oficiais reguladores e técnicos das indústrias de alimentação animal e associações de classes, teve como objetivo construir e solidificar a construção do bloco latino-americano e Caribe por meio de inter-relações a fim de conhecerem, identificarem e criarem caminhos sustentáveis para apoio as necessidades dos países envolvidos. “Isto porque a Região conta com particularidades distintas seja de ordem política, social ou normativas nas quais houveram a necessidade de um amplo entendimento”, esclarece. Agora, continua a responsável, em sua 5ª edição, “o alvo foi o de apresentar soluções práticas para acelerar a obtenção de resultados práticos para o fomento da integração de todos os interlocutores da cadeia de alimentação animal, para o desenvolvimento das capacidades e a implementação de medidas higiênico-sanitárias como das boas práticas de fabricação e da modernização dos processos regulatórios relacionados à inocuidade e ao comércio exterior do programa Feed&Food Seguro FeedLatina”. Vale lembrar que antes do PG 345, a FeedLatina já organizava reuniões público-privadas sob a denominação de Grupo de Organismos Reguladores FeedLatina, com reuniões realizadas desde 2009 em Havana (Cuba), Cancun (México), San Pedro (Honduras), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).

De acordo com a executiva, passado a fase de entendimento, o comitê concentra suas forças para a entrega de produtos capazes de dar eficiência ao setor. “Toda América Latina e Caribe serão beneficiadas com os produtos e os resultados obtidos pelo projeto que conta com apoio da FAO, OIE, IICA e financiado pelo STDF/OMC”, enfatiza e inclui que “o respeito e a confiança das partes envolvidas no PG345/STDF foram até o momento o maior resultado obtido pela iniciativa, uma vez que esta relação é de longo prazo a fim de criar alianças entre as partes envolvidas e, acima de tudo, competitividade do bloco”, assinala Flavia Ferreira de Castro.

Mesmo com trabalho árduo e invisível aos olhos de muitos, o próximo passo do projeto e discutido durante a 5ª reunião do Comitê Mixto será o lançamento de cursos de capacitação na plataforma digital do campus Virtual do IICA. Coordenando esta empreitada está a especialista em sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos da IICA, Ana Marisa Cordero. “O curso terá como tema central as práticas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HCCAP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) incorporando os países participantes. A ideia de ser on-line é pelo fato de permitir o alcance do maior número de pessoas a um custo relativamente competitivo com a missão de fortalecer as capacidades técnicas da Região”, alinha, e a consultora de capacitação, Ângela Pelegrino Missaglia, responsável pela parte técnica, explica que a primeira fase do projeto será na formação de facilitadores dos organismos reguladores e steakholders da iniciativa privada, para assim, posteriormente, ser colocado em prática as aulas digitais para os países incorporados ao projeto até o fim deste ano. “Todos os cursos estarão alocados em uma plataforma digital do IICA. Inicialmente instruiremos multiplicadores, ou seja, membros de órgãos oficiais e empresas membro do projeto para na sequência estar aberto para os interessados e de forma gratuita”. Ela insere que além das aulas virtuais está programado para este ano workshops sobre contaminantes e outro sobre análise de riscos. “Os cursos e os workshops são ferramentas imprescindíveis e os temas em questão fazem parte de várias referências internacionais, como Manuais Codex, Código Terrestre da OIE, regulamentações dos países que compõem o projeto PG 345/STDF, bem como parte das normas oficiais de diversos países que recebem os produtos da América Latina e Caribe. Portanto, nos dias de hoje, não há como uma indústria de alimentos para animais manter sua rotina sem se basear em ferramentas relacionadas à inocuidade alimentar”, completa Ângela Pelegrino Missaglia.

O STDF é a sigla para Standards and Trade Development Facility do Fundo para Aplicação de Normas e Fomento de Comércio (FANFC) que proporciona o financiamento, apoio e ajuda a países para o desenvolvimento questões sanitárias e fitossanitárias internacionais como meio de facilitar mercado, proteger a saúde humana e a sanidade animal e das plantas frente aos perigos de enfermidades e pragas relacionadas ao comércio exterior. Fazem parte desta iniciativa: FAO, OIE, Banco Mundial, OMS e OMC.

O PG345/STDF  visa despertar uma América Latina mais forte. O projeto batizado de Programa Feed&Food Seguro FeedLatina visa contribuir com a harmonização regulatória, a inocuidade dos alimentos para animais e a integração regional de agentes oficiais e de empresas com a estratégia de fortalecer a cooperação público-privada com base nas recomendações dos organismos internacionais competentes. Financiado pelo STDF/WTO o programa é liderado pela FeedLatina e conta com apoio da FAO, OIE e IICA.

Sobre a FeedLatina – Ao todo compreendem dez países membros e 21 associados, entre associações de classes e sócios corporativos, com objetivo claro da construção sólida de um bloco para América Latina e Caribe relacionados à produção de alimentos para animais, visando assim a interlocução entre os países, inocuidade dos alimentos, equivalência e normas tendentes à harmonização bem como a desburocratização para o comércio da Região.

Por Agronews

 

TAGS:feddlatinapeloprojetoprogramareuniseguro
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

vazio sanitário da soja
Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho
Notícias
Chuvas previsão do tempo
Previsão do tempo: chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até terça-feira (20)
Notícias Previsão do tempo
previsão do tempo
Previsão do tempo: Calor e umidade favorecem chuvas no Norte do país
Notícias Previsão do tempo
mercado do boi
Mato Grosso alcança o 2º maior abate de boi em abril, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Dicas de Especialistas

Insurance: entenda todos os detalhes sobre os seguros e como se beneficiar

Chuvas de verão: como dirigir o carro e evitar acidentes?

Chuvas de verão: como dirigir o carro e evitar acidentes?

Nova modalidade de seguro agrícola usa dados de campo e inteligência artificial

Nova modalidade de seguro agrícola usa dados de campo e inteligência artificial

Digitalização da agricultura pode contribuir para reduzir custo do seguro rural

Apenas 10% da área agrícola brasileira é segurada, nos EUA percentual chega aos 90%

Brasil pode dobrar subsídio do seguro agrícola no próximo ano

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?