Para quem tem um sítio ou fazenda e deseja que esse espaço seja produtivo, é essencial escolher uma máquina agrícola adequada. Existem inúmeras opções no mercado, e prestar atenção a alguns detalhes pode fazer a diferença nos resultados.

Confira:

Tipos de máquinas agrícolas

O primeiro passo para acertar na escolha da máquina agrícola é pensar em qual atividade ela será usada. Você deseja um equipamento para manejar o solo, colher o plantio e/ou irrigar a vegetação? Cada máquina agrícola possui uma finalidade específica, por isso é tão importante definir os objetivos primeiramente.

Potência do motor

Assim como os automóveis, as máquinas agrícolas possuem potência, que normalmente é medida por cavalo vapor (cv). Equipamentos com alta potência desenvolvem atividades de maneira eficiente e rápida. No entanto, não basta comprar o modelo com melhor motor. Novamente, a finalidade da máquina precisa ser levada em consideração. Se a área de plantio for pequena e não demandar tanto esforço, você não precisará arcar com altos custos para ter um maquinário de grande porte.

Transmissão do motor

A transmissão consiste na comunicação entre a potência do motor e as rodas. Atualmente, existem máquinas agrícolas com várias marchas, o que permite escolher a velocidade ideal dependendo do tipo de atividade.

Combustível

O combustível deve ser levado em consideração antes mesmo de efetuar a compra. Nos equipamentos agrícolas, essa informação costuma ser representada na forma de litros usados por hora ou litros utilizados por hectare. É importante que o combustível esteja de acordo com as outras características. Se a máquina tiver alta potência e for utilizada em uma grande plantação, talvez o combustível nem seja tão decisivo. Porém, se o equipamento for caro de ser mantido e não for tão eficiente ou tiver utilidade mais restrita, ele pode não ser a melhor solução no momento.

Veja também  Pecuária brasileira produz cada vez mais e reduz emissão de gases

Empresa de confiança

Como as máquinas agrícolas são indispensáveis na agricultura, é fundamental que a compra delas seja feita em uma empresa de confiança e de tradição. Assim, você terá mais segurança para tirar as suas dúvidas e ter atendimento personalizado até mesmo quando já estiver com o produto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: