17 milhões de animais morreram nas queimadas no Pantanal em 2020, diz pesquisa

Onças, aves, cobras, lagartos, macacos e até grandes mamíferos foram consumidos pelas chamas dos incêndios que devastaram o pantanal brasileiro em 2020. Agora especialistas conseguiram estimar que quase 17 milhões foram vítimas diretas do fogo.

Os números foram levantados por um grupo de 30 cientistas e publicados na revista científica Scientific Reports, que pertence ao grupo Nature. A grande quantidade de vidas perdidas são um alerta para a ameaça que essa catástrofe representa para a biodiversidade do país.

Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o bioma pantaneiro é conhecido pelas suas regiões alagadas. Mas as secas do ano passados causaram queimadas que mudaram drasticamente a paisagem local.

Os pesquisadores atribuem o aumento da ocorrência de queimadas à ação humana. Segundo eles, o aquecimento global tem alterado a duração, a frequência e a intensidade dos períodos de seca em todo o planeta. Com a falta de chuvas, as matas ficam mais propícias a incêndios florestais.

Pequenas cobras, aves e roedores foram os mais atingidos, segundo a pesquisa. Ainda assim, chamou a atenção o grande número de répteis maiores, lagartos e grandes mamíferos como cervos, mortos pelo fogo.

Para estimar os números, os cientistas visitaram a região logo após os incêndios. No total foram estudados 39 mil quilômetros quadrados do pantanal brasileiro. Para cobrir toda essa área, foi feita a amostragem em diferentes pontos.

Determinados o locais de coleta, os pesquisadores fizeram a contagem das carcaças que encontravam. Isso permitiu, depois, estimar o número total de vertebrados mortos e a densidade das fatalidades, ou seja, regiões onde elas foram mais concentradas.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Números subestimados

Os números foram surpreendentes, segundo os cientistas. Ainda assim, podem estar subestimados, já que não incluem os casos de cadáveres escondidos (por exemplo, enterrados) e as mortes tardias.

Ainda que se salvem, muitos animais podem sair feridos com queimaduras graves, e não sobrevivem muito após o desastre. Além disso, o fogo altera a vegetação da região, fazendo muitos bichos morrerem de fome. Sendo assim, os 17 milhões foram apenas de mortes causadas diretamente pelas chamas.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Ações que podem mudar esse cenário

Os pesquisadores destacam seis ações que podem ajudar a reduzir e até prevenir queimadas florestais. É importante, segundo eles, o monitoramento contínuo das regiões de mata. Além disso, brigadas de incêndio em locais estratégicos devem ser capazes de prevenir o avanço do desastre.

Pensar em termos de logística também é necessário. Áreas distantes e pantanosas, por exemplo, precisam de melhorias das condições de acesso. Já a implementação de centros de resgate e reabilitação de vida selvagem cumpriria a função de cuidar de animais atingidos na tragédia.

Em termos de ações públicas, é necessária aplicação efetiva das políticas de manejo de incêndios e também o investimento em programas de educação comunitária focado no uso adequado do fogo.

No fim, eles acreditam que ainda é possível reverter esse cenário, evitando que mais vidas, como essas, sejam perdidas.

Fonte: Tecmundo

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

2 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

2 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

2 dias ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

3 dias ago